Acompanhados de crianças, 44% dos pais gastam mais do que planejam

SÃO PAULO – Adultos acompanhados com crianças em centros de consumo gastam mais. É o que mostra pesquisa realizada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), divulgada na quarta-feira…

SÃO PAULO – Adultos acompanhados com crianças em centros de consumo gastam mais. É o que mostra pesquisa realizada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), divulgada na quarta-feira (6).

Em números, 44% dos que vão ao shopping com os pequenos gastam mais do que esperavam. Na cidade de São Paulo esse percentual cai para 39%, mas no Rio de Janeiro a média é maior, de 50%. Para o levantamento, a associação fez entrevistas em oito shoppings nas capitais paulista e carioca. Ao todo, foram entrevistados 1.295 consumidores que estavam acompanhados de crianças, entre julho e agosto deste ano.
Planejamento

O levantamento constatou que a influência das crianças nos gastos dos pais está diretamente relacionada ao planejamento que eles fazem, ou deixam de fazer, antes de sair de casa. Do total dos consumidores consultados, 42% planejam os gastos. Desses, 96% gastam, sendo que 36% gastam mais do que o planejado. Dos que não fazem qualquer planejamento para as visitas aos shoppings (58%), 90% gastam. Desse total, 93% desembolsam com alimentação, 35% em lazer e 13% em compras.
Os paulistas planejam menos os gastos quando saem para ir ao shopping com as crianças do que os cariocas. Dos entrevistados na cidade, 31% planejam e entre os cariocas o percentual sobe para 53%. Dentre os que planejam os gastos, 92% dos paulistas desembolsam dentro do planejado e 99% dos cariocas que planejam os gastos fazem o mesmo. Dentre os que não fazem qualquer planejamento, 91% dos paulistas gastam quando vão ao shopping, contra 89% dos cariocas.
Frequência das visitas

A pesquisa mostra que, em média, 32% dos pais, quando acompanhados dos filhos, vão aos centros de consumo uma vez ao mês. Sem os pequenos, a frequência cai para 31%. Já 37% vão uma vez por semana ao shopping quando estão com os pequenos. Sozinhos, o percentual é de 30%. Dos cariocas acompanhados, 29% vão ao shopping uma vez por semana. Entre os paulistas a maior frequência é de uma vez ao mês (40%). Quando sozinhos, 38% dos cariocas vão aos centros de consumo uma vez por semana, ao passo que 22% dos paulistas fazem o mesmo.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais