Brasil pode eliminar pobreza em 20 anos

O Brasil poderá eliminar a pobreza em 20 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), divulgados ontem, e analisados pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). De…

O Brasil poderá eliminar a pobreza em 20 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), divulgados ontem, e analisados pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). De acordo com o estudo, o Brasil vem reduzindo a desigualdade de renda, desde 2001, e também o número de pessoas na linha de pobreza. Segundo o Ipea, matematicamente falta pouco, mas isso não quer dizer que uma política pública para a eliminação da pobreza seja tão fácil assim. Há muito espaço para melhorar, mas desigualdade zero é algo utópico, afirmou o instituto.

Conforme a análise feita pelo Ipea, desde 2003, a população abaixo da linha de pobreza está em forte queda. Tendo como base as pessoas que ganharam meio salário mínimo em 2009, a pobreza caiu 64%, quando comparada com o ano de 1995. A pesquisa mostra ainda que a desigualdade de renda caiu, entre 2001 e 2008, 0,7 ponto de Gini (medida que varia de zero a um, usada como referência para medir desigualdade de renda).

O estudo também mostra que os 5% mais ricos da população tiveram queda na renda, entre 2001 e 2005, de 1%. A pesquisa revela que a metade mais rica teve crescimento da renda, entre 2005 e 2009, de 13% a 30%, taxa menor do que a do crescimento registrado na metade mais pobre, cuja renda sofreu um incremento entre 31% e 35%.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais