Desemprego recua na capital gaúcha

A taxa de desemprego na região metropolitana de Porto Alegre recuou de 8,9% em julho para 8,7% em agosto. O dado foi divulgado ontem pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e…

A taxa de desemprego na região metropolitana de Porto Alegre recuou de 8,9% em julho para 8,7% em agosto. O dado foi divulgado ontem pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A taxa média em sete regiões do país (confira quadro abaixo) ficou em 11,9% em agosto, ante 12,4% no mês anterior. O contingente de desempregados foi estimado em 2,625 milhões de pessoas – 104 mil a menos do que em julho. Esse número é resultante da criação de 161 mil vagas, aliada à entrada de 57 mil pessoas no mercado de trabalho.

Conforme o estudo, o crescimento econômico está intensificando um movimento de formalização no mercado de trabalho. Nos últimos 12 meses até agosto, a cada 10 vagas criadas nas sete regiões, nove foram com carteira assinada. No período, foram gerados 672 mil postos de trabalho formal, ante 56 mil sem carteira. No total, o número de trabalhadores com registro chega a 9,066 milhões.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais