Dia das Crianças: 51% dos brasileiros comprarão a prazo, aponta Serasa

SÃO PAULO – Os varejistas de todo o Brasil têm a perspectiva de que, do total de vendas realizadas para o próximo Dia das Crianças, 51% serão pagas a prazo, enquanto 49% serão pagas à vista, apontou…

SÃO PAULO – Os varejistas de todo o Brasil têm a perspectiva de que, do total de vendas realizadas para o próximo Dia das Crianças, 51% serão pagas a prazo, enquanto 49% serão pagas à vista, apontou estudo da Serasa divulgado nesta terça-feira (28).

Em relação ao ano passado, a forma de pagamento se inverte, já que, em 2009, 52% das compras foram pagas à vista e 48% a prazo.

Segundo a Serasa, a explicação deste movimento se dá pelo fato de que o varejo está preparando as promoções baseado, principalmente, no parcelamento dos presentes, visto que há maior endividamento e inadimplência, sendo o alongamento de prazos uma alternativa para reduzir o valor das prestações.

Além disso, o menor desemprego e a renda em crescimento são fatores determinantes para viabilizar os financiamentos.

Composição das vendas
O levantamento demonstrou ainda que as vendas à vista serão feitas principalmente em dinheiro, que corresponde a 39%, seguido pelos cartões de crédito, relativos a 24%. Em seguida vêm: cartão de débito (18%), cheque (17%) e cartão de loja (2%).

Já a composição de vendas a prazo demonstrou o seguinte: 44% serão feitas com cartão de crédito parcelado, 31% com cheque pré-datado, 17% com financiamento ou crediário, 5% com cartão de débito parcelado, 2% com cartão de loja e 1% de outras formas.

Presentes mais procurados
Segundo estudo da Serasa, os lojistas estão esperando vender mais brinquedos, visto que esses bens foram citados por 65% dos entrevistados. Em segundo lugar vieram os jogos eletrônicos, com 10% das opiniões, seguidos pelos celulares, com 7% das respostas.

O levantamento realizado pela Serasa apontou ainda que aparelhos eletrônicos serão os presentes comprados por 5% dos consumidores e computadores e impressoras por 4%. Roupas, calçados e acessórios (3%), chocolates e doces (2%), e livros, DVDs e CDs (1%) também aparecem na lista das intenções.

No ano passado, o percentual de compras de aparelhos e eletrônicos e computadores foi menor, de 3% e 1%, nesta ordem.

Crescimento?
Os empresários do varejo de todo o Brasil estão esperançosos quanto ao Dia das Crianças este ano, com relação ao crescimento do faturamento na comparação à mesma data do ano passado. Para 57% haverá aumento no faturamento – é a maior parcela desde o início da pesquisa em 2005.

De acordo com os técnicos da Serasa, como o Dia das Crianças é termômetro para o Natal, pode-se prever um bom final de ano para o varejo.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais