Capital tem menor taxa de desemprego, apura IBGE

São Paulo – A taxa de desemprego no mês passado obteve o melhor resultado mensal desde o início da série histórica da pesquisa do IBGE, em março de 2002. O número caiu de 6,90% em julho para 6,70% em…

São Paulo – A taxa de desemprego no mês passado obteve o melhor resultado mensal desde o início da série histórica da pesquisa do IBGE, em março de 2002. O número caiu de 6,90% em julho para 6,70% em agosto. Tradicionalmente, as menores taxas eram registradas no mês de dezembro. “O viés para o quarto trimestre é ainda mais otimista: não devemos nos surpreender se a taxa no final do ano romper para baixo a faixa de 6%, podendo se situar em 5,8%”, disse o economista-chefe da Prosper Corretora, Eduardo Velho. Entre as regiões metropolitanas, a menor taxa de desemprego foi observada em Porto Alegre (4,6%).

Segundo o IBGE, o mercado de trabalho voltou a crescer no ritmo pré-crise. Na média de janeiro a agosto, acrescenta o gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE, Cimar Azeredo, a taxa é de 7,2%, também a menor para o período da série histórica e inferior à média registrada no mesmo período de 2009 (8,5%). “Há um conjunto de dados com resultados muito positivos”, disse Azeredo. Em agosto, “o número de ocupados aumentou 0,5% com a geração de 115 mil vagas”, destacou ele. O rendimento médio real dos trabalhadores subiu 1,4% em agosto em relação a julho e 5,5% comparado a agosto de 2009. O número de trabalhadores com carteira assinada avançou 0,4% em agosto ante julho.

Veja também

    Noticias

    Orientação quanto ao funcionamento do comércio lojista mês de Dezembro

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    PIB 3º trimestre de 2025 e reflexos para o varejo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA encerra 2025 com foco em dados, gestão e fortalecimento do comércio

    Veja mais
    Noticias

    Checklist do PDV: o básico bem feito funciona

    Veja mais