Capital tem menor taxa de desemprego, apura IBGE

São Paulo – A taxa de desemprego no mês passado obteve o melhor resultado mensal desde o início da série histórica da pesquisa do IBGE, em março de 2002. O número caiu de 6,90% em julho para 6,70% em…

São Paulo – A taxa de desemprego no mês passado obteve o melhor resultado mensal desde o início da série histórica da pesquisa do IBGE, em março de 2002. O número caiu de 6,90% em julho para 6,70% em agosto. Tradicionalmente, as menores taxas eram registradas no mês de dezembro. “O viés para o quarto trimestre é ainda mais otimista: não devemos nos surpreender se a taxa no final do ano romper para baixo a faixa de 6%, podendo se situar em 5,8%”, disse o economista-chefe da Prosper Corretora, Eduardo Velho. Entre as regiões metropolitanas, a menor taxa de desemprego foi observada em Porto Alegre (4,6%).

Segundo o IBGE, o mercado de trabalho voltou a crescer no ritmo pré-crise. Na média de janeiro a agosto, acrescenta o gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE, Cimar Azeredo, a taxa é de 7,2%, também a menor para o período da série histórica e inferior à média registrada no mesmo período de 2009 (8,5%). “Há um conjunto de dados com resultados muito positivos”, disse Azeredo. Em agosto, “o número de ocupados aumentou 0,5% com a geração de 115 mil vagas”, destacou ele. O rendimento médio real dos trabalhadores subiu 1,4% em agosto em relação a julho e 5,5% comparado a agosto de 2009. O número de trabalhadores com carteira assinada avançou 0,4% em agosto ante julho.

Veja também

    Noticias

    Grandes empresas marcam presença na Feira Brasileira do Varejo

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA mobiliza a imprensa para a FBV 2025

    Veja mais
    Noticias

    Um ano após a enchente, varejistas ainda enfrentam desafios e buscam reinvenção

    Veja mais