Desemprego na Região Metropolitana recua para 9,5%

A taxa de desemprego na região Metropolitana de Porto Alegre, em junho, foi de 9,5% – a menor registra¬da pela série histórica da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/RMPA). Apesar da retração, o total de desempregados na região é de 190 mil pessoas — 2 mil a menos que no mês anterior, No comparativo anual, a taxa de junho de 2009 era de 12%. Os dados foram divulgados ontem pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) e Dieese.
O movimento é atribuído pelo economista Raul Bas¬tos à retomada da atividade econômica do país e do RS, A tendência é de que o índice mantenha trajetória de queda nos próximos meses. “É possível que tenhamos, neste ano, a menor taxa de desemprego da série histórica, classe. Em junho, o nível de ocupação teve variação positiva de 0,4%, e o contingente de ocupados elevou-se para 1.8 milhão – 8 mil a mais do que no mês anterior,
Chamou atenção do economista que os principais setores a pressionar a taxa foram o comércio (5 mil postos) e serviços domésticos e construção civil, entre outros, mais 4 mil. Em compensação, o segmento de serviços teve retração de mil postos. A indústria, que apresentou aumentos no nível ocupacional por seis meses, manteve-se no mesmo patamar.
Em relação aos rendimentos de maio dos trabalhado¬res, a pesquisa apontou redução para os ocupados de -0,89% e estabilidade para os assalariados de -0,2%, se comparado a maio. Isso significou RS 1,286.00 para os ocupados e R$ 1.270.00 para os assalariados.