Mulheres são quase a metade dos trabalhadores do comércio

As mulheres representam quase a metade dos trabalhadores do comércio no País, variando entre 43,3%, em São Paulo e 48,5%, em Salvador, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A população feminina no setor chega a 860 mil, sendo que 60% trabalha formalmente.

Apesar de ligeiramente inferior à dos homens, a jornada de trabalho feminina ultrapassou a quantidade legal de horas trabalhadas em todas as regiões pesquisadas, exceto em Belo Horizonte (com 43 horas semanais). As mulheres trabalham mais em Recife e em Fortaleza (47 horas semanais). Já em São Paulo, Salvador e no Distrito Federal, são 45 horas por semana.

Segundo a entidade, a remuneração ainda é desigual entre homens e mulheres no comércio. Em 2009, com exceção de Fortaleza e Recife, as trabalhadoras recebiam em média 88,5% do rendimento dos homens.

Ainda segundo a pesquisa, a maior parte das mulheres assalariadas no comércio é adulta, com idade entre 25 e 39 anos. Estas correspondem a 45,1% das trabalhadoras em São Paulo e chegam a 52,6% em Salvador. As jovens entre 16 e 24 anos também têm participação expressiva e correspondem a aproximadamente um terço da categoria. Comerciárias com 40 anos ou mais, encontram-se em maior proporção em Belo Horizonte (19,3%) e têm menor representatividade no Distrito Federal (12,9%).