Votação do reajuste ao mínimo regional é adiada

Os mais de 1,2 milhão de trabalhadores gaúchos atingidos pelo mínimo regional terão que esperar mais uma semana para definição do percentual de aumento, retroativo a 1º de maio. Pela quarta vez, a Assembleia Legislativa do RS adiou a votação do projeto de reajuste salarial. Os deputados pretendem analisar a matéria na próxima quarta-feira, dia 23.

Na reunião de líderes no final da manhã de hoje, os parlamentares decidiram postergar novamente a apreciação do reajuste do mínimo em razão do projeto de descentralização da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) – que está trancando a pauta de votações da Casa e por isso será votado nesta tarde.

— Como o projeto da Fase precisa ser analisado antes, preferimos não deixar para o mesmo dia a discussão de duas matérias polêmicas — justificou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT).

A proposta original do governo do Estado é de reajuste de 6,9% ao piso regional. No entanto, as centrais sindicais aceitam negociar até 9,68%, o mesmo índice dado ao salário mínimo nacional. Porém, Cherini acredita na aceitação de um percentual intermediário de 7,7%.

— Pretendemos construir esse novo valor no plenário, por meio de emenda de líderes — completou o parlamentar.

Por sua vez, as entidades empresariais defendem o fim do mínimo regional. As quatro faixas salariais em vigor hoje variam de R$ 511,29 a R$ 556,06.