Inadimplência dos consumidores recua em fevereiro

A inadimplência dos consumidores teve queda de 3,1% em fevereiro ante janeiro, segundo o indicador da Serasa Experian. A diminuição foi decorrente, principalmente, do recuo de 4,6% na inadimplência nos…

A inadimplência dos consumidores teve queda de 3,1% em fevereiro ante janeiro, segundo o indicador da Serasa Experian. A diminuição foi decorrente, principalmente, do recuo de 4,6% na inadimplência nos cartões de crédito e financeiras.
No confronto com o mesmo mês no ano passado, houve redução de 2,2%, registrando o maior recuo, entre os meses de fevereiro, desde 2004. No primeiro bimestre, a inadimplência caiu 5,3% – a maior retração desde 2000. Vale lembrar, no entanto, os efeitos da crise econômica mundial no início de 2009, que distorcem a comparação.

Segundo os economistas da Serasa, o consumidor que ficou desempregado durante a crise e recuperou o emprego ficou mais cauteloso com os gastos. Além disso, o retorno do crédito e a renegociação de dívidas dão mais fôlego ao orçamento doméstico. As dívidas com bancos responderam pela maior parcela da inadimplência do consumidor no país no acumulado do ano (48,1%), seguida de cartões de crédito e financeiras (32,9%) e cheques sem fundos (16,9%). A perspectiva, de acordo com os economistas da Serasa, é que a inadimplência do consumidor continue em queda por, pelo menos, todo o primeiro semestre, devido ao cenário econômico favorável, à geração de empregos e à evolução da renda.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais