Cartão de crédito lidera ranking de dívidas das famílias gaúchas

Em fevereiro deste ano, houve queda de 2,7% no número de famílias gaúchas endividadas, na comparação com o mês de janeiro. O percentual baixou de 70,4% para 67.7%. Liderando o ranking de dívidas, aparece…

Em fevereiro deste ano, houve queda de 2,7% no número de famílias gaúchas endividadas, na comparação com o mês de janeiro. O percentual baixou de 70,4% para 67.7%. Liderando o ranking de dívidas, aparece o cartão de crédito, responsável por 62,5% das respostas dos consumidores entrevistados. Na sequência, aparecem dívidas com carnês (47,9%), cheque especial (19,5%), crédito pessoal (17,8%) e financiamento de carro (17,8%).

Mas, para o economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos, o cartão não deve ser visto como vilão do endividamento, pois sua função atual tem sido a de substituir o uso do dinheiro. “Ele agrega algumas vantagens, como a facilidade de pagamento, com maior número de parcelas, além da própria segurança de portá-lo quando comparado ao uso de dinheiro na carteira”, avalia Ramos. Por outro lado, o economista cita um fator bastante desfavorável ao uso do cartão de crédito: a taxa de juros. “É a taxa mais alta disponível no mercado. Caso o consumidor venha a atrasar alguma parcela, os juros que serão cobrados não compensam quando comparados ao atraso na compra com carnê, por exemplo”. As informações fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado pelo RS.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais