Para onde vai a Geração Y

Pesquisas tentam desvendar o que pensa uma juventude que tem pressa, é descompromissada, vive ligada em tecnologia e não se prende a quase nadaUmbilicalmente conectada à tecnologia, descompromissada,…

Pesquisas tentam desvendar o que pensa uma juventude que tem pressa, é descompromissada, vive ligada em tecnologia e não se prende a quase nadaUmbilicalmente conectada à tecnologia, descompromissada, habituada a uma enxurrada de informações superficiais e em busca da autorrealização profissional, a geração Y revoluciona os costumes e torna-se um dos alvos preferidos de pesquisas que tentam desvendar seu comportamento e tendências de consumo.

Formada em regra por jovens de 18 a 30 anos, o recorte etário também chamado de nativos digitais tem como principal marca a naturalidade no manuseio de qualquer inovação relacionada a computadores, celulares, internet e outros aparelhos com os quais convive desde a infância.
Mas, apesar da associação inerente entre a geração Y e o consumo de tecnologia, um estudo da Bridge Research, que ouviu jovens das re­giões metropolitanas de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, constatou que produtos e serviços ligados a telefonia, internet e TV a cabo aparecem apenas em terceiro lugar no ranking de gastos dos jovens, atrás de alimentação (refeições fora de casa e compras no supermercado), roupas e acessórios. Além disso, quando questionados sobre gastos que pretendem diminuir, o item tecnologia é o mais citado. Mas não pelos gaúchos, que se mostraram os menos propensos a economizar com eletrônicos e baladas. A geração Y da Grande Porto Alegre, mostrou a pesquisa, prefere cortar viagens, roupas e acessórios. – Tecnologia é o item que eles mais gostam, mas não é necessariamente no qual mais gastam – explica o diretor da Brigde Research, Renato Trindade. Além das categorias mencionadas na pesquisa, o professor de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Genaro Galli entende que a geração Y tende a dar um grande impulso ao comércio eletrônico (e-commerce) e, pelo grande acesso que tem a informações, é mais exigente quanto à qualidade de produtos e serviços. – Comprar um tênis em um site de outro país não é comum para outras gerações, mas simples para quem foi digitalmente alfabetizado – observa Galli. Trindade acrescenta que é crescente a propensão dos jovens a garimpar informações sobre a sustentabilidade do que consomem. O que, aos poucos, também se transformará em um critério de maior peso na decisão de compra. Segundo Pascale Terra, especialista em mar­keting da Allcon Consultoria, a característica de impaciência revela desafios para todos os mercados que pretendem cativar a geração Y. Além de falar uma linguagem afinada com a juventude, para a difícil tarefa de fidelizá-la, é imprescindível corresponder às expectativas anunciadas. Caso contrário, ocorrerá a migração para a concorrência em uma velocidade muito maior do que ocorre com o consumidor de faixas etárias mais elevadas. – A geração Y tem pressa, é impaciente e bem informada. Por isso, é preciso conciliar a mensagem com a prática para um produto ou marca – diz. A pesquisa da Bridge Research confirma a impressão de Pascale. Segundo Renato Trindade, a avaliação qualitativa do estudo mostra uma forma diferente de relação com as marcas, que continuam a ser uma referência, mas não necessariamente qualificam quem as ostenta. No caso de roupas, por exemplo, o principal é cair bem e ter qualidade. Em eletroeletrônicos, vale a experiência anterior com a marca e, em celulares, particularmente, contam pontos a tecnologia disponível e a beleza do aparelho.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais