Sancionada lei que autoriza financiamento para os Portais da Cidade

Prefeito em exercício, João Figueira, sancionou lei para que a prefeitura realize operação de crédito de 100 milhões de dólares junto à Cooperação Andina de Fomento (CAF) para o projeto Portais da…

Prefeito em exercício, João Figueira, sancionou lei para que a prefeitura realize operação de crédito de 100 milhões de dólares junto à Cooperação Andina de Fomento (CAF) para o projeto Portais da Cidade. Ao sancionar a lei, Figueira destacou a importância do projeto para Porto Alegre. “Acredito que esse é um verdadeiro presente para a cidade, pois os portais vão mudar a cara da cidade em termos de mobilidade urbana”, afirmou.

Para o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, o novo sistema de transporte e mobilidade para Porto Alegre tem condições de começar a ser implantado no primeiro semestre de 2010. A conclusão está prevista para 2013, integrando o conjunto de obras para a Copa de 2014. O custo total é de 210 milhões de dólares, incluindo a participação de investidores privados e contrapartidas da prefeitura. Na primeira quinzena de janeiro chega a Porto Alegre a primeira missão da CAF para avaliar o andamento do projeto.

Projeto Portais – O projeto dos Portais, integrado ao programa estratégico Transforma Porto Alegre, se propõe a implantar um sistema de transferência integrada, mais ágil, mais segura, em que as linhas procedentes dos bairros e da Região Metropolitana chegarão aos terminais no entorno do Centro. O projeto com a CAF prevê a construção de três grandes portais, que contarão com operações comerciais e de serviços, para garantir a sustentabilidade: Cairu (confluência com a av. Farrapos), Princesa Izabel (Azenha), e Zona Sul (proximidades do estádio Beira-Rio). O Centro Popular de Compras – CPC (Camelódromo) e o Terminal Triângulo também estarão integrados à operação.

Nos terminais os usuários farão essa transferência para uma linha exclusiva, utilizando veículos articulados, mais modernos, mais rápidos e menos poluentes, que farão a conexão entre os Portais e os outros pontos de embarque e desembarque, circulando por corredores exclusivos. Os ônibus da linha exclusiva circularão a cada 1min30 nos horários de pique e até 4 minutos nos outros horários. O novo sistema minimizará o impacto das 33 mil viagens/dia de ônibus ao Centro Histórico, como ocorre hoje, sendo que a ocupação dos coletivos até o destino final não chega a 30%. A existência de corredores exclusivos para ônibus em Porto Alegre, desde a década de 70, facilitará a adoção do novo sistema de circulação e transporte, também conhecido como BRT (Bus Rapid Transit), que apresenta as seguintes vantagens:- Ônibus modernos de grande capacidade e baixas emissões;
– Estações fechadas e seguras, com passagem pré-paga;
– Soluções para uma rápida entrada e saída de passageiros;
– Informação aos passageiros e controle de tráfego em tempo real;
– Sinal de trânsito prioritário nos cruzamentos;
– Corredores exclusivos para ônibus;
– Garantia de maior acessibilidade a todos;
– Sistema eficaz de passagem única e livre transferência de passageiros entre as várias linhas de ônibus.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais