Comércio eletrônico movimenta R$ 1,6 bilhão no Natal

A venda de bens de consumo pela internet registrou alta de 28% nas vésperas do Natal, na comparação com o mesmo período do ano passado, e movimentou R$ 1,6 bilhão. Os dados fazem parte de levantamento divulgado hoje pela empresa de pesquisas e-bit.

O faturamento do comércio varejista online entre os dias 15 e 24 de dezembro de 2009 foi R$ 350 milhões maior que o do mesmo período de 2008, quando totalizou R$ 1,25 bilhão. De acordo com a pesquisa, o pico das vendas ocorreu no dia 16 de dezembro, quando foram registradas 150 mil encomendas, um montante 50% superior ao verificado em um dia normal (100 mil).

Com o crescimento do número de brasileiros com acesso à internet nos últimos anos, a empresa de pesquisa prevê um aumento nas vendas ainda maior no Natal de 2010.
Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de internautas cresceu 75,3% entre 2005 e 2008 e chegou a 56,4 milhões de usuários no País. “”Com esse faturamento expressivo, nota-se que o consumidor está mais preparado e programado para comprar via web, além de estar com a confiança retomada para fazer compras””, ressaltou o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti. Os livros foram os produtos mais requisitados, seguidos por eletrodomésticos, maquiagens e medicamentos. Os analistas da e-bit explicam que o aumento da procura por eletrodomésticos foi impulsionado pela decisão do governo federal de prorrogar a redução da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em itens da linha branca (geladeiras, fogões, lavadoras e tanquinhos). A pesquisa indica ainda que a preferência do consumidor virtual por produtos de alto valor agregado, como itens de informática, tem crescido, ao contrário da demanda por produtos mais baratos, como CDs e DVDs.