Fecomércio-RS estima faturamento 6% no Natal 2009 em todo o Estado

Projeção da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) estima que o faturamento do Natal deste ano tenha sido 6% superior ao Natal de 2008, tornando-se, pelo seu volume de…

Projeção da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) estima que o faturamento do Natal deste ano tenha sido 6% superior ao Natal de 2008, tornando-se, pelo seu volume de faturamento, o maior Natal da história do comércio varejista do Rio Grande do Sul. Quando esse volume é analisado em termos de faturamento real, ou seja, desconsiderada a inflação, o resultado estimado é de 2% superior ao período passado. Os itens que tiveram um crescimento mais elevado são dos segmentos de alimentos e bebidas; tecidos, roupas e calçados; e móveis e eletrodomésticos.

Conforme a análise do economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos, o motivo para esse bom desempenho foi o emprego e salários superiores ao nível anterior à crise, além da taxa de juros mais barata, o que gera baixas prestações e prazos mais longos. “Também é considerado um estímulo à alta nas vendas de Natal um fator mais subjetivo, que é a confiança muito grande no ano de 2010, já apontada em uma pesquisa da Fecomércio-RS, e que faz com que a população possa comprar sem medo de perder seus empregos e ter variação na renda futura”, destaca Ramos.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

    Veja mais