Setor Varejista deve aumentar importações em 2010

O setor varejista deverá ampliar em 2010 a participação dos produtos importados nas lojas, diante da perspectiva de alta próxima a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e da manutenção da desvalorização do…

O setor varejista deverá ampliar em 2010 a participação dos produtos importados nas lojas, diante da perspectiva de alta próxima a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e da manutenção da desvalorização do dólar ante o real. Entre os produtos que devem se destacar nas compras externas estão alimentos, eletroeletrônicos, vestuário, entre outros. Assim como neste ano, as importações terão importante papel na complementação da demanda varejista.

Segundo o economista da Tendência Consultoria Alexandre Andrade as importações em 2010 serão puxadas pela expansão do crédito, pela manutenção do atual patamar de juros – que incentiva as vendas a prazo – e pelo incremento projetado de 6,4% da massa salarial sobre este ano. “As importações de bens de consumo exerceram importante influência no atendimento este ano das vendas no varejo brasileiro, quadro que se repetirá, com mais intensidade, em 2010.”

Veja também

    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

    Veja mais