Consumidores se apressam para fechar a lista de Natal

Média de gastos por cliente fica em R$ 330,00, considerando 4 ou 5 presentes

Média de gastos por cliente fica em R$ 330,00, considerando 4 ou 5 presentes

Os dias que antecedem o Natal são de movimento intenso nas lojas de shopping e nas de rua, na Capital, confirmando a tendência de que os clientes deixam as compras para a última hora. O Centro Popular de Compras (CPC), localizado entre as avenidas Voluntários da Pátria e Mauá, vem registrando bom fluxo, atendendo às expectativas dos cerca de 800 lojistas que mantêm pontos no estabelecimento. Juliano Fripp, da Associação dos Comerciantes, diz que o espaço é uma alternativa de presente, especialmente para aqueles que estão atrás de preços mais em conta para o bolso. No entorno do camelódromo e nas ruas do Centro, o movimento se intensificou.

Os lojistas aproveitam a melhor data de vendas do setor e abusam das promoções, ofertas e facilidades de pagamento para atrair os clientes. A decoração das vitrines com motivos natalinos é outro atrativo. A média de gastos com os presentes de Natal deve ficar em R$ 330,00 considerando quatro ou cinco itens.

O presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, avalia que os segmentos estão vendendo bem, especialmente em confecção e vestuário. As projeções de crescimento entre 7% e 8% do setor sobre o mesmo período de 2008 devem ser confirmadas.

Para melhorar a segurança, a BM aumentou seu efetivo no Centro em postos estratégicos para o monitoramento dos consumidores. A orientação é para que as pessoas redobrem os cuidados ao manusearem o dinheiro e não descuidarem das bolsas e carteiras.