Gaúchos usarão 13º para pagar contas e aplicar em poupança

Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) questionou os entrevistados quanto ao recebimento do 13º salário. Uma parcela de 65,0% das pessoas disse…

Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) questionou os entrevistados quanto ao recebimento do 13º salário. Uma parcela de 65,0% das pessoas disse que possui o salário extra. Quando perguntadas a respeito do destino desse dinheiro, 36,1% responderam pagar contas, 19,8% disseram que irão poupar, 17,3% comprar presentes e 8,1% vão viajar.

Quando as respostas são analisadas de acordo com a renda familiar, os resultados possuem uma diferenciação na renda acima de 20 salários-mínimos. Para esse grupo de pessoas, o uso do 13º salário será investido em viagens (31,3%), diferentemente das faixas menores de salário, em que a predominância das respostas sinalizou que poupar será o destino do dinheiro. Os dados fazem parte da Pesquisa de Datas Comemorativas – Natal 2009 e 13º Salário, desenvolvida pela Fecomércio-RS, por meio do Ifep (Instituto Fecomércio de Pesquisa).

No Rio Grande do Sul, um estudo da Assessoria Econômica da Fecomércio-RS estima que o 13º injete R$ 4,5 bilhões na economia estadual. O valor deve exercer um papel importante para o consumo e também para a quitação de dívidas dos gaúchos. O economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos, explica que esses recursos representam 4,8% do PIB do setor terciário em um ano. Os R$ 4,5 bilhões comprariam mais de 180 mil carros populares ou mais de 5 milhões de geladeiras. Em apartamentos, renderiam cerca de 60 mil imóveis.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

    Veja mais