Lojas lotaram no final de semana.

Mau tempo no sábado e vestibular da PUCRS ajudaram a aumentar o movimento do comércio da Capital

Faltando menos de duas semanas para o Natal, as compras fizeram parte da programação de muitos consumidores gaúchos no sábado e no domingo. Depois de pesquisas e das famosas “olhadinhas”, os consumidores começam a sair das lojas com sacolas cheias.
Os shoppings de Porto Alegre ficaram lotados durante todo o final de semana. O espetáculo teatral Quebra Nozes, encenado pelo grupo Ato Espelhado Companhia Teatral, foi a grande atração do show de neve do Shopping Total na noite de sábado. Até o mau tempo e o vestibular da PUCRS colaboraram para aumentar a circulação de consumidores sábado nos shoppings. “Nos dias de vestibular vem um público do interior do Estado para a Capital que acaba visitando o comércio e os shoppings”, disse a gerente de marketing do Iguatemi, Nailê Santos.
Segundo ela, as vendas nas lojas instaladas no shopping Iguatemi vêm aumentando desde o final de novembro. “Estamos muito felizes com os resultados. É um Natal bem melhor que o do ano passado”, garantiu. Gerente de uma loja do ramo calçadista localizada no Iguatemi, Claucir Martinelli confirma a avaliação positiva de Nailê. Satisfeito com as vendas, ele acredita que os reflexos da crise econômica já ficaram no passado.
“As vendas de sábado e domingo arrebentaram”, disse, entusiasmado em ver todos os vendedores da equipe disputados pelos clientes. Lourdes Souza, 58 anos, aproveitou o final de semana para garantir os primeiros presentes de Natal. O da nora e dos netos já foram embrulhados, mas será no próximo sábado e domingo, os últimos antes do 25 de dezembro, que ela levará para casa o restante das lembranças. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre é que a maioria das compras irá se concentrar no próximo final de semana.
Para facilitar ainda mais a vida dos consumidores, a rede de lojas Colombo abriu suas filiais de rua ontem, devendo repetir a estratégia no próximo domingo. Essas lojas funcionarão das 14h às 18h. O encerramento do prazo para o pagamento da segunda parcela do 13º salário, dia 20, também deverá ser um incentivo. A estimativa da CDL é que as vendas superem entre 8% e 10% os números de 2008. “Tudo indica que a gente vai conseguir chegar a esses índices”, avalia o presidente da entidade, Vilson Noer.