Inflação em Porto Alegre acumula 4,15% até novembro

De janeiro a novembro, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal de Porto Alegre (IPC-S) acumula alta de 4,15%. A projeção do coordenador do escritório da Fundação Getúlio Vargas…

De janeiro a novembro, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal de Porto Alegre (IPC-S) acumula alta de 4,15%. A projeção do coordenador do escritório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Capital, Márcio Fernando Mendes da Silva, é de que a taxa feche em 2009 inferior aos 6,40% de 2008. Na apuração de novembro, quatro das sete classes de despesa que integram o índice registraram aceleração em suas taxas, entre as quais se destacam os grupos: Vestuário e Alimentação, cujas taxas caíram de -0,68% para -0,32%, e de -0,20% para 0,06%.

Segundo Silva, as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos da Educação, Leitura e Recreação (0,40%), Transportes (0,34%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,22%) e Despesas Diversas (0,19%). Em compensação, as baixas ficaram com Habitação (-0,15%), Alimentação (-0,06%) e Vestuário (-0,32%). Alguns itens tiveram altas expressivas: batata inglesa, cebola e alho. A variação foi de 84,5%, 75,07% e 43,22%.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais