Governo zera IPI para móveis e prorroga redução para materiais de construção

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou redução a zero do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os principais produtos e matérias-primas do setor moveleiro (móveis de madeira,…

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou redução a zero do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os principais produtos e matérias-primas do setor moveleiro (móveis de madeira, plástico, aço e rattan, além das chapas). A medida vale até o dia 31 de março de 2010.

Atualmente, as alíquotas variam entre 5% e 10%. O governo também prorrogou até junho as alíquotas reduzidas de IPI de materiais de contrução, desonerados originalmente em março. O benefício acabaria no fim deste ano.

“Uma redução que espero ver transferida para os preços finais”, afirmou Mantega, lembrando que a medida é importante especialmente para a Região Sul, que concentra a indústria moveleira.

Segundo o ministro, a medida de zerar o IPI visa a incentivar os consumidores a ir às lojas e comprar novos móveis para casa.

No caso dos painéis de madeira, por exemplo, o IPI passa de 10% para zero.

As desonerações são parte da política de recuperação da economia após o forte impacto da crise financeira global. Na terça-feira, o governo anunciou que está mantendo até março o IPI reduzido para carros flex.

Fonte: Jornal do Comércio

Veja também

    Noticias

    Workshop ensina técnicas práticas para aumentar as vendas no Dia dos Namorados

    Veja mais
    Noticias

    Empreendedores de diferentes partes do Brasil se mobilizam para participar da Feir...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Rodadas de negócios inéditas na FBV: últimos dias para inscrições

    Veja mais