Inadimplência do consumidor volta a patamar anterior à crise

O mês de agosto mostrou uma aceleração na tendência de queda da inadimplência do consumidor. A mais recente divulgação da Equifax, empresa de informação e inteligência para decisão e gestão…

O mês de agosto mostrou uma aceleração na tendência de queda da inadimplência do consumidor. A mais recente divulgação da Equifax, empresa de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, sinalizou que o índice voltou a atingir um patamar pré-crise. Os dados de agosto apontam para redução no número de cheques devolvidos de 14,04% quando comparado ao mês de julho de 2009 e aumento de apenas 0,02% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os números confirmam a disposição para as quedas na inadimplência registradas nos últimos meses, depois que os sinais da economia mostraram recuperação frente à crise. Conforme o economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos, no final do ano passado e começo deste ano a inadimplência crescia por duas razões principais: a escassez da oferta de crédito, o que limitava até mesmo a renegociação de dívidas das famílias; e a diminuição da renda das pessoas, a partir de um grande número de demissões. “Os atuais resultados nos mostram que a crise perdeu mesmo fôlego, e os sinais são de recuperação econômica”, avalia.

Quanto ao volume de títulos protestados, os dados mostram que em agosto houve redução de 13,93% em relação a julho e aumento de 8,99% em relação a agosto de 2008. Em agosto foram registrados 725.246 protestos, contra 842.596 registrados em julho e 665.453 em agosto do ano passado. Nota-se, no comportamento do volume de títulos protestados desde o início de 2005, uma constante ascensão da linha de tendência, condição que, ao que parece, começa a ser revertida

Veja também

    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

    Veja mais