IBGE: vendas do varejo crescem 0,5% em julho

Com esse resultado, o setor completa um trimestre de taxas positivas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira o resultado das vendas do comércio em julho. O setor completa um trimestre de taxas positivas, com alta de 0,5% ante junho, na série com ajuste sazonal.

As vendas aumentaram em relação ao mesmo período do ano passado (5,9%), mas o resultado está abaixo da média projetada pelos analistas. No ano, as vendas do varejo acumulam alta de 4,7% e em 12 meses, de 5,8%.

O segmento de veículos, motos, partes e peças registrou queda de 10,4% em julho ante junho e recuo de 4,9% em relação a julho de 2008. Já o segmento de material de construção registrou redução nas vendas de 1,3% ante o mês anterior e de 12,5% na comparação com igual mês do ano passado.

Das 10 atividades do varejo pesquisadas pelo IBGE, quatro registraram alta nas vendas em julho ante junho: livros, jornais, revistas e papelaria (4,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,8%); móveis e eletrodomésticos (1,9%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).

As variações negativas ante o mês anterior foram apuradas em outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,8%); combustíveis e lubrificantes (-1,3%); material de construção (-1,3%); tecidos, vestuário e calçados (-3,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,2%) e veículos e motos, partes e peças (-10,4%).

Veja também

    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

    Veja mais