IBGE: vendas do varejo crescem 0,5% em julho

Com esse resultado, o setor completa um trimestre de taxas positivas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira o resultado das vendas do comércio em julho. O setor completa um trimestre de taxas positivas, com alta de 0,5% ante junho, na série com ajuste sazonal.

As vendas aumentaram em relação ao mesmo período do ano passado (5,9%), mas o resultado está abaixo da média projetada pelos analistas. No ano, as vendas do varejo acumulam alta de 4,7% e em 12 meses, de 5,8%.

O segmento de veículos, motos, partes e peças registrou queda de 10,4% em julho ante junho e recuo de 4,9% em relação a julho de 2008. Já o segmento de material de construção registrou redução nas vendas de 1,3% ante o mês anterior e de 12,5% na comparação com igual mês do ano passado.

Das 10 atividades do varejo pesquisadas pelo IBGE, quatro registraram alta nas vendas em julho ante junho: livros, jornais, revistas e papelaria (4,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,8%); móveis e eletrodomésticos (1,9%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).

As variações negativas ante o mês anterior foram apuradas em outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,8%); combustíveis e lubrificantes (-1,3%); material de construção (-1,3%); tecidos, vestuário e calçados (-3,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,2%) e veículos e motos, partes e peças (-10,4%).