Movimento do varejo cresce 0,7% em agosto

O movimento varejista nacional mostrou crescimento de 0,7% em agosto em relação a julho, livre das influências sazonais. Esse indicador, calculado com base nas consultas de CPFs de clientes pelos lojistas na Serasa, é um termômetro da evolução das vendas – ainda que nem todas as consultas resultem em vendas assim como nem toda venda é feita a partir de uma consulta. Na comparação com agosto do ano passado, o indicador mostrou expansão de 6,3%, a maior do ano em base anual.

No mês passado ante mês anterior, houve crescimento de 1,4% na atividade do segmento de combustíveis e lubrificantes; alta de 0,8% no movimento do setor de material de construção e avanço de 0,7% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática. Por outro lado, o destaque negativo ficou por conta do setor de veículos, motos e peças, registrando recuo de 1,9% em agosto ante julho.

Na comparação anual, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, beneficiado pela retomada do crédito ao consumidor e pelas isenções tributárias, avançou 13,7% em agosto deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, sendo o principal destaque nesta base de comparação. Por sua vez, o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, impulsionado pelas temperaturas médias mais baixas do inverno deste ano e pela maior preferência dos consumidores por estes itens na aquisição dos presentes para o Dia dos Pais deste ano, em relação a esta mesma data comemorativa no ano passado, apontou elevação de 11,7% em agosto de 2009 ante agosto de 2008.

O destaque de queda, na comparação anual, continua sendo, como observado há alguns meses, o setor de material de construção, que apresentou um recuo de 15,4% no mês passado ante mesmo mês de 2008, seguido pelo setor de combustíveis e lubrificantes, com baixa de 3,2% na mesma base de comparação.