Fecomércio-RS comemora hoje 64 anos de atuação ao lado do empreendedor gaúcho

Uma entidade que representa cerca de 600 mil empresas do comércio de bens, serviços e do turismo do Estado que geram 1,4 milhão de empregos formais. O resultado dessa abrangência e representatividade é…

Uma entidade que representa cerca de 600 mil empresas do comércio de bens, serviços e do turismo do Estado que geram 1,4 milhão de empregos formais. O resultado dessa abrangência e representatividade é comemorado hoje, dia 3 de agosto, data de fundação da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS). A Federação gaúcha, que trabalha pela defesa dos interesses das empresas do setor terciário, completa 64 anos e, neste dia, relembra tantos anos de história e as principais bandeiras que defende.

Para o presidente da Fecomércio-RS, Flávio Sabbadini, esses 64 anos representam toda uma época em que as empresas gaúchas tiveram ao seu lado um braço forte na luta por melhores condições para o empreendedorismo. “O Sistema Fecomércio-RS nasceu para estar ao lado de todos, seja da empresa que precisa de condições para crescer, seja do trabalhador que merece um emprego de qualidade e uma vida digna ou, ainda, da sociedade gaúcha que é diretamente beneficiada pela representatividade que exercemos”, comenta Sabbadini.

Zildo De Marchi, vice-presidente da Fecomércio-RS, avalia que a principal evolução da Fecomércio-RS começou a acontecer nos anos 2000, período em que a Federação teve uma fusão entre as entidades do varejo, serviço e turismo e ampliou seu rol de atividades. Para ele, a partir dessa mudança estratégica é que a Fecomércio-RS pôde acompanhar com maior rapidez as novas demandas das empresas do setor terciário. “O mundo se modificou e passou a ser muito interligado em suas necessidades e potencialidades. A Fecomércio-RS certamente acompanha esta mudança e pode afirmar que é a cada dia que passa uma Federação mais forte e presente no Estado”, destaca o dirigente.

Na visão do também vice-presidente Flávio Gomes, um dos destaques desses 64 anos de atuação se dá pela evolução vivenciada pela entidade, que deixou de ser restritamente sindical e trabalhista para dar maior visibilidade aos interesses das empresas do setor terciário. “Ficou para trás a visão única de uma entidade responsável por negociações coletivas. Crescemos para um patamar bastante superior, pois somos hoje uma Federação que está ao lado das empresas e da sociedade, com uma representatividade bastante significativa”, analisa Gomes.

Já o vice-presidente administrativo da Federação, Jorge Wagner, lembra que o grande ponto de virada da Fecomércio-RS se deu ao alinhar sua atuação à do Sesc e à do Senac, consolidando a visão sistêmica disseminada atualmente. Ele destaca que a grande abrangência da Fecomércio-RS, presente em todos os municípios do Estado, é um fato a ser celebrado. “Seja através dos braços operacionais ou pelos sindicatos que formam a sua base, hoje a Fecomércio-RS está presente em todos os cantos do Rio Grande do Sul, com atividades focadas nas necessidades regionais e defendendo de maneira estratégica a busca por um ambiente empresarial mais propício às empresas do setor terciário”, explica Wagner.

Para dar amplitude ao trabalho desenvolvido pela Fecomércio-RS, a entidade conta com a força do Ccergs (Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RS) e do Ifep (Instituto Fecomércio de Pesquisa), além de 112 sindicatos de sua base para subsidiar e intensificar suas ações. Também fazem parte da Federação, atuando como braços operacionais da entidade, o Sesc/RS (Serviço Social do Comércio) e o Senac-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que possuem mais de uma centena de unidades operacionais e proporcionam educação, saúde, cultura e capacitação profissional a milhares de gaúchos.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais