Fazenda corrige sistemática de cálculo do ICMS para micro e pequenas empresas

Uma resolução publicada no Diário Oficial do dia 13 de julho traz benefícios às micro e pequenas empresas (MPEs). A Resolução nº 61/2009, do Comitê Gestor do Simples Nacional, corrige a sistemática de…

Uma resolução publicada no Diário Oficial do dia 13 de julho traz benefícios às micro e pequenas empresas (MPEs). A Resolução nº 61/2009, do Comitê Gestor do Simples Nacional, corrige a sistemática de cálculo do ICMS devido pelas MPEs, na qualidade de substitutas tributárias. Pela resolução anterior, as empresas substitutas enquadradas no Simples Nacional deveriam utilizar como abatimento do ICMS próprio o valor resultante da alíquota de 7% sobre o valor da operação, o que acabava por aumentar o valor do imposto e, consequentemente, o custo das mercadorias.

“Estas empresas eram prejudicadas em suas vendas, pois para os adquirentes era mais barato comprar de empresas não enquadradas no Simples Nacional”, explica a assessora parlamentar da Fecomércio-RS, Tatiane Santos da Silva Correa. A alteração trazida pela Resolução nº 61/2009 veio em benefício das micro e pequenas empresas, uma vez que permite que o abatimento do ICMS próprio, do substituto tributário enquadrado no Simples Nacional, seja feito de acordo com as regras normais da substituição tributária, aplicáveis a todos os demais contribuintes.

Deste modo, a partir de 1º de agosto, o abatimento ou dedução do ICMS próprio voltará a ser calculado com base na aplicação da alíquota interna ou interestadual sobre o valor da operação ou prestação própria. “A dedução do ICMS vai ocorrer da mesma maneira que ocorre com os demais contribuintes, não mais sendo cobrado os 7%, que era o que prejudicava as empresas do Simples”, finaliza Tatiane.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA realiza reunião de diretoria para debater temas estratégicos do s...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    CAGED de dezembro 2024: Fechamento do ano do mercado de trabalho

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Mercado de trabalho em Porto Alegre: pesquisa do Sindilojas POA aponta desafios e ...

    Veja mais