Para fugir da crise, consumidores passam mais tempo em casa

A crise econômica fez com que a grande maioria dos consumidores mudasse de comportamento e, segundo relatório da consultoria BCG (The Boston Consulting Group), muitos deles têm passado mais tempo em casa como…

A crise econômica fez com que a grande maioria dos consumidores mudasse de comportamento e, segundo relatório da consultoria BCG (The Boston Consulting Group), muitos deles têm passado mais tempo em casa como uma forma de evitar gastos extras e balancear o orçamento.

Além disso, os consumidores estão priorizando as ofertas de valor, fazendo com que categorias associadas à saúde e bem-estar da família ganhem em preferência, enquanto aquelas de maior dispêndio e que podem ser adiadas perdem as preferências do consumidor.

Trocando produtos
O relatório também indica que há uma aceleração da tendência de trading down, ou seja, a compra de produtos mais baratos em determinadas categorias, pelo consumidor. No Brasil, essa tendência foi verificada em praticamente metade das categorias pesquisadas.

O sócio da BCG em São Paulo, Olavo Cunha, ressalta que famílias que melhoraram seus rendimentos nos últimos cinco anos não querem perder o status e a realização conquistados. “”Essas famílias não vão mais comprar indiscriminadamente produtos premium ou que ofereçam status. Vão comprar seletivamente, e em poucas categorias””, explica.

O relatório indica que 90% dos consumidores de todo o mundo pretendem reduzir em 20% seus gastos com viagens, decoração, vestuário e linha branca neste ano. Em contrapartida, categorias como alimentos frescos, lácteos, café e até pequenas concessões como chocolate deverão ter as vendas estáveis ou até mesmo registrar um crescimento neste ano.

Ainda segundo o estudo, são as mulheres que mais procuram produtos com preços menores, enquanto pessoas solteiras e casais sem filhos continuam gastando sem dar muita importância para os preços. As mulheres também são apontadas como as que mais buscam balancear o orçamento familiar nesse período de crise.

Veja também

    Noticias

    Evento da Fecomércio RS apresenta cenários econômicos para 2025

    Veja mais
    Noticias

    Co.nectar Hub: um destaque da inovação em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Crescimento de 0,4% em outubro: segue a recuperação do varejo no país

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Mercado de usados ganha força no RS: guia orienta tratamento fiscal e tributário...

    Veja mais