Ponto-de-venda conduz Marketing promocional no Brasil

A AMPRO (Associação de Marketing Promocional) divulga o resultado da pesquisa nacional feita em parceria com o IBOPE Inteligência sobre o comportamento das empresas e as tendências do marketing promocional. Ao todo foram ouvidos executivos de 100 empresas de diferentes segmentos que abordaram o entendimento do setor e o comportamento delas nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. A pesquisa ocorreu entre janeiro e março deste ano.

De acordo com o estudo, a atividade mais contratada por estas empresas são as ações promocionais no ponto-de-venda, com 73%. A aquisição e logística de brindes/prêmios ficou com 56% dos votos, seguida pelos eventos, com 55%. Materiais promocionais aparece em seguida com 53%. O design gráfico e comunicação visual representaram 45%, um ponto percentual a mais que os materiais de ponto-de-venda (44%). A contratação de serviços de Marketing de incentivo teve grande aumento e chegou a 32% este ano, 7% maior que em 2007.

O Marketing digital aparece como principal ferramenta nos próximos anos, citado por 56% dos entrevistados. As ações de PDV (51%) e as de incentivo (46%) aparecem em seguida, assim como ofertas e descontos (41%) e distribuição de prêmios e brindes (40%). Com relação à crise econômica, 58% dos entrevistados devem manter os investimentos em ações de Marketing e 22% esperam aumentar a verba.

Para 78% das empresas pesquisadas a mídia impressa e eletrônica não é mais suficiente e 63% acreditam que a tendência é que o setor promocional receba a maior parte da verba. Outro ponto negativo para as agências é que 70% dos entrevistados acham que elas são especializadas apenas em campanhas publicitárias. Além disso, para 51% das empresas participantes do estudo as campanhas promocionais têm melhor custo X benefício se comparadas às de propaganda. O estudo mostra também que o Marketing promocional deve continuar crescendo dois dígitos este ano, chegando aos R$ 30 bilhões.