Lojistas brasileiros prevêem vendas à vista para o Dia dos Namorados deste ano

O frio está chegando com força total, a crise parece estar abrandando e o dólar começa a apresentar níveis bem próximos àqueles que eram vivenciados no começo do ano passado. Tantos fatores poderão…

O frio está chegando com força total, a crise parece estar abrandando e o dólar começa a apresentar níveis bem próximos àqueles que eram vivenciados no começo do ano passado. Tantos fatores poderão influenciar positivamente as vendas para o Dia dos Namorados. Conforme alguns empresários entrevistados pela Serasa, os presentes apontados pelos varejistas como os mais demandados para a data serão celulares (25%), Roupas/Cintos/Sapatos/Tênis/Acessórios (24%), Flores (18%) e Perfumes/Cosméticos (13%).

Para eles, as vendas à vista representarão a maioria das transações (52%) e as a prazo 48% no Dia dos Namorados 2009. O pagamento à vista será composto por dinheiro (42%), cartão de crédito (21%), cheque (18%), cartão de débito (17%) e cartão da própria loja (2%). Na modalidade a prazo, estão cartão de crédito parcelado (40%), cheque pré-datado (35%), financiamento/crediário (19%), cartão de débito parcelado (4%) e cartão da própria loja parcelado (2%). A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, realizada com 1.010 executivos do varejo nacional, revela que para 70% deles o faturamento do Dia dos Namorados, a última data de forte apelo comercial do primeiro semestre, deverá ficar estável (42% das respostas) ou superarão as vendas de 2008 (30%). Apenas recuar 28% dos empresários entrevistados crêem que as vendas deste ano serão inferiores à registrada no ano passado.

Segundo a Serasa, daqueles que acreditam em elevação do faturamento (30%) caiu quatro pontos percentuais em comparação ao que foi verificado no Dia das Mães (naquela ocasião, 34% dos entrevistados esperavam alta do faturamento em relação à mesma data comemorativa de 2008), mostrando que o fraco desempenho registrado nas vendas do Dia das Mães de 2009 afetou negativamente o grau de otimismo do setor varejista para o Dia dos Namorados.

Conforme o entendimento da Serasa, as expectativas de vendas mais mornas para o Dia dos Namorados se devem, basicamente, às pequenas empresas (somente 28% delas acreditam em alta do faturamento neste ano). Já para as médias e grandes empresas do varejo as expectativas de alta são melhores: 38% no caso das médias e 39% para as grandes empresas.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais