Evento quer mobilizar cinco milhões de gaúchos

Desde 1997, o Dia do Desafio é realizado no Rio Grande do Sul com o objetivo de promover a saúde e a solidariedade. Incentivar a população a praticar uma atividade física ou social por pelos menos 15…

Desde 1997, o Dia do Desafio é realizado no Rio Grande do Sul com o objetivo de promover a saúde e a solidariedade. Incentivar a população a praticar uma atividade física ou social por pelos menos 15 minutos é a meta do evento.

O propósito fundamental é promover uma competição saudável entre cidades do mesmo porte no mundo inteiro. Porto Alegre vai enfrentar Tijuana, do México. De acordo com o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), em 2009 o número de municípios gaúchos participantes é recorde: 405. O Dia do Desafio ocorrerá na quarta-feira da próxima semana – 27 de maio. “Queremos mobilizar cinco milhões de pessoas neste ano”, disse ontem o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, durante o lançamento do evento.

No ano do centenário colorado, o presidente do Inter, Vitorio Piffero, também esteve presente. Garantiu que o clube vai mobilizar funcionários a aderir à iniciativa.
A 13ª edição terá ainda um componente ambiental. “Vamos incentivar o plantio de 230 mil mudas de árvores de maneira adequada”, afirma. Para isso, o Sesc/RS conta com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O titular da pasta, Berfran Rosado, destacou a importância de conscientizar a sociedade na defesa do meio ambiente. “Precisamos mudar nossas atitudes para garantir a qualidade de vida das futuras gerações.”

Qualidade de vida também foi a tônica das declarações de Daiane do Santos. A ginasta gaúcha mais premiada da história recomenda a prática de exercícios físicos. “Além de cuidar do corpo, é preciso cuidar do meio ambiente. Pouca gente pensa em reciclar e economizar luz e água. Se cada um ajudar, o mundo será melhor para nossos filhos e netos.”

O autor da lei que incluiu o Dia do Desafio no calendário oficial do Estado foi mais longe. “Vou lançar meu próprio desafio aqui”, anunciou o deputado Giovani Cherini (PDT). “Como estou dez quilos mais gordo, quero voltar aqui no ano que vem no meu peso ideal.”
Cherini deve presidir a Assembleia Legislativa em 2010 e se comprometeu a incentivar mais prefeituras a aderirem ao Dia do Desafio. “Temos que atingir todos os 496 municípios do Estado.” O Sesc/RS estima que esta meta deve ser atingida em até dois anos. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais