Nova promessa para o Cais

Governadora Yeda apresentou ontem projeto que revitaliza área do Centro

Depois de mais de duas décadas de planos abandonados e de nove meses de análise, um novo projeto promete revitalizar o Cais do Porto da Capital. A governadora Yeda Crusius entregou ontem ao prefeito José Fogaça a versão final da proposta que será encaminhada à votação na Câmara de Vereadores. A promessa é abrir a licitação nos próximos meses e concluir o novo complexo antes da Copa do Mundo de 2014. O plano de construção de prédios comerciais e de utilização dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais será agora avaliado pela Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) da prefeitura. Com o parecer, o projeto será encaminhado à Câmara para alterações no Plano Diretor que rege a área portuária. Após a aprovação, o Estado lançará edital para selecionar a empresa que executará as obras. O custo do empreendimento que abrange 2,5 quilômetros de extensão entre a Rodoviária e a Usina do Gasômetro foi reajustado de R$ 400 milhões para R$ 500 milhões. A empresa que vencer a licitação executará as obras recebendo, em contrapartida, a concessão de exploração do local por 25 anos, prorrogáveis por igual período. A expectativa é de que a licitação atraia cinco empreendedores interessados. – É um sonho dos porto-alegrenses voltar a ter contato com o seu rio. A revitalização passa a ser um elemento fundamental para o Estado para que Porto Alegre seja sede da Copa – avaliou Yeda.Para o prefeito Fogaça, o novo porto será um marco não só para a Copa do Mundo como para a cidade. O projeto existente é um plano de negócios, que estabelece as regras de ocupação da área e já contempla análises de viabilidade urbanística e ambiental. Edemar Tutikian, coordenador executivo do projeto de revitalização, ressaltou que a empresa que executará a obra poderá fazer alterações nas características arquitetônicas projetadas pela M. Stortti Consultores Associados. Tutikian, no entanto, considera mais adequado concentrar as construções na área das docas em duas torres – uma de escritórios, de 80 a cem metros de altura, e outra mais baixa, para um hotel. Há também a possibilidade de construção de um shopping na área próximo à usina do Gasômetro. Esse prédio seria mais baixo para não interferir na paisagem. Desde a seleção do projeto inicial, em julho do ano passado, pelo menos duas alterações foram feitas por técnicas do Piratini e da prefeitura. A ideia inicial era erguer um hotel de 20 andares e 280 apartamentos junto à Usina do Gasômetro. Com a limitação de altura no trecho, o prédio foi transferido para a área das docas, junto à rodoviária. Nas docas, em vez de duas torres comerciais, agora serão quatro prédios de 10 andares e o do hotel, de 15 andares.

Por que pode dar certo
1) Para Edemar Tutikian, coordenador da revitalização, a proposta atual é diferente das anteriores porque foram antecipadas as análises de viabilidade urbanística e ambiental. Isso significa que os empreendendores terão todas as regras definidas desde o início, com menos riscos. – Antes de chamar os empresários, discutimos as legislações relacionadas ao uso da área e realizamos levantamentos do local e suas necessidades de infraestrutura.

2) A possibilidade de Porto Alegre ser uma das cidades-sede da Copa de 2014 pode servir de estímulo para a concretização do projeto. Além de valorizar e qualificar a área central da cidade, o projeto se integra a melhorias previstas em outras áreas, como a extensão do metrô e a duplicação da Avenida Beira-Rio.

3) Ao contrário de outros projetos, o Cais Mauá prevê recursos da iniciativa privada para a execução das obras em troca de concessão de uso.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais