Pesquisa: Dia das Mães com busca por presentes e serviços

O Dia das Mães deverá movimentar lojas e restaurantes do estado. Um pesquisa realizada pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS) mostrou que os gaúchos não estão…

O Dia das Mães deverá movimentar lojas e restaurantes do estado. Um pesquisa realizada pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS) mostrou que os gaúchos não estão pretendendo economizar com a data, seja em presentes ou em confraternizações. Realizada em cidades de 11 regionais do RS, com mais de 4 mil consumidores, os resultados indicaram que a maioria (66,5%) pretende comprar ou já comprou presente, enquanto que 23,1% das pessoas disseram que não e 10,4% ainda não decidiram.

A data, além do potencial de vendas diversificado de bens, abrange uma busca por serviços, e a pesquisa mostrou que toda essa variedade está sendo procurada pelas pessoas. Itens de vestuário foram citados pela maioria (34,5%), seguidos de eletroeletrônicos/eletrodomésticos (13,1%), calçados (10,2%) e perfumes/cosméticos (10,2%). Quando perguntados sobre a possibilidade da utilização de algum serviço em razão da data, os entrevistados, em resposta múltipla, apontaram a ida ao restaurante como opção mais procurada (29,6%), e viajar foi outra opção citada por 4,0% das pessoas.

Para buscar informações sobre presentes, um grupo de 28,1% dos entrevistados contou que faz pesquisa diretamente nas lojas, enquanto que 25,0% buscam informações na propaganda veiculada na televisão, 20,3% procuram por sugestões em panfleto/fôlder e 6,4% preferem os anúncios em jornais e revistas. Sobre os fatores que podem ser decisivos ao definir entre uma loja ou outra, 48,5% responderam que preço baixo/promoções podem fazer diferença, 17,7% buscam por um bom atendimento, 15,0% querem um produto exclusivo ou diferenciado e 8,7% estão mais interessados nas opções de pagamento. “Ou seja, temos uma clara sinalização de que é muito importante buscar ferramentas para divulgação do mix de produtos de uma loja. Focar em atendimento e diferenciação nos itens também funciona com eficácia”, conta o economista da Fecomércio-RS, Eduardo Merlin.

Pelo menos 42,5% dos respondentes disseram que deverão gastar o mesmo valor do ano passado, enquanto que 31,6% apontaram um valor maior, seguido pela minoria de 19,1% que vai gastar menos. “Na data existe uma intenção maior de presentear, e os filhos não querem economizar com as mães”, comenta o economista. O tíquete médio ficou em R$ 175,63, com Porto Alegre sendo a cidade com menor valor médio de compras: R$ 105,6. “O cliente que consome em Porto Alegre possui uma grande velocidade de informações que falam de crise financeira, e isso retrai um pouco a intenção de gastar. Além disso, na capital existe uma maior pesquisa de preços”, explica Merlin.

Crise perdendo forças
Na pesquisa, uma das questões investigou se a crise econômica estaria influenciando de alguma forma os gastos das pessoas. Para 54,3% não existe nenhuma influência, enquanto que 45,7% acham que elas podem ter seus gastos impactados pela crise.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais