Acessos de internet rápida sobem 46% no país

Telefonia celular de terceira geração (3G) incentivou o crescimento

Os serviços de telefonia celular de terceira geração (3G) incentivaram o crescimento da internet em alta velocidade (banda larga) no Brasil. No ano passado, o número de acessos de internet rápida aumentou 45,9%, chegando a 11,817 milhões. As conexões móveis ficaram com 16,8% do total. No fim de 2007, eram apenas 7,4%.

— Muita gente usa o acesso móvel no desktop (computador de mesa), porque onde mora não existe outra opção de tecnologia — disse Mauro Peres, diretor-geral da consultoria IDC Brasil, responsável pelo estudo.

Feito sob encomenda para a Cisco, fabricante de equipamentos de comunicação, o estudo apontou que existiam 5,16 conexões de banda larga por 100 habitantes, comparados a 4,6 no primeiro semestre de 2008. O número está abaixo do de países como Chile (8,5), Argentina (7,8) e Uruguai (5,2).

— Ainda existe um grande espaço para avançar — disse Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil.

O avanço da internet rápida apresentou uma desaceleração no quarto trimestre de 2008, como reflexo da queda nas vendas de computadores.

— Em janeiro e fevereiro (deste ano), o mercado já deu sinais de melhora, incentivado por promoções mais agressivas por parte das operadoras — apontou Peres.

O número de acessos móveis inclui somente modems para navegar nos computadores, sem levar em conta os celulares inteligentes. Para este ano, a previsão é de que o mercado cresça entre 20% e 30%.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais