Contribuintes do Simples podem requerer baixa da empresa pela internet

Micro e pequenos negócios enquadrados no regime do Simples nacional já podem realizar a baixa do negócio pela internet. A novidade está valendo desde o dia 10 de março, quando a Secretaria da Fazenda – RS…

Micro e pequenos negócios enquadrados no regime do Simples nacional já podem realizar a baixa do negócio pela internet. A novidade está valendo desde o dia 10 de março, quando a Secretaria da Fazenda – RS (Sefaz-RS) publicou decreto informando as mudanças no processo. Para ter direito, a prerrogativa é de que a empresa esteja com sua situação regularizada.
Conforme a avaliação da diretora da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS) Marice Fronchetti Guidugli, o novo serviço agiliza o processo. “Contudo, é preciso lembrar que permanece a responsabilidade do empresário de ir até os locais de atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado para entregar o talonário restante, até mesmo por medida de segurança. O restante da burocracia, que é necessária, permanece inalterada”, diz Marice. Segundo a Sefaz-RS, o serviço on-line está disponível aos contribuintes e profissionais da contabilidade, através do acesso com senha, no site da instituição – www.sefaz.rs.gov.br –, pelo caminho Receita Estadual – Baixa Simples Nacional. O usuário deverá preencher a ficha de exclusão e encaminhar via internet (necessita de senha de contribuinte ou contabilista). O sistema irá gerar o número de autenticação para acompanhamento da solicitação. É possível realizar o acompanhamento da baixa diretamente nas consultas por IE ou CNPJ do site (consulta Sintegra) ou pelo serviço de consulta à baixa no mesmo endereço onde a solicitou. A homologação acontece em até cinco dias a partir do encaminhamento do pedido. A diretora da Fecomércio-RS apenas alerta no sentido de que, para empresas pertencentes a outros regimes tributários, o processo permanece o mesmo, com atendimento presencial. Nesses casos, a documentação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda – RS, pelo caminho Receita Estadual – Cadastro de Contribuintes – Exclusão.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais