Inflação de Porto Alegre fica abaixo da média nacional na segunda semana de janeiro

Período marcado pela alta das mensalidades escolares, a segunda semana de janeiro registrou variação de 0,28% no Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre),…

Período marcado pela alta das mensalidades escolares, a segunda semana de janeiro registrou variação de 0,28% no Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre), conforme apuração realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV). De acordo com a pesquisa, o resultado foi 0,18% superior ao divulgado na primeira semana de janeiro, que foi de 0,10%, mas permanece bem abaixo da média nacional, que chega a 0,69%.

Enquanto os itens alimentação e habitação apresentaram variação negativa (-0,01% e -0,05%, respectivamente), o grande vilão da inflação do período foi a educação, que teve alta de 2,77%. “”O que mais pesou no índice foram os cursos superiores, que tiveram alta de 4,16%””, aponta Marcio Fernando Mendes da Silva, coordenador do escritório de Porto Alegre do IBRE-FGV. Além disso, todos os componentes do grupo apresentaram elevação de preços, como no ensino fundamental, com alta de 2,30%, ensino médio, com + 2,47%, pré-escola, com + 1,11%, e educação infantil, com + 4,34%.

O avanço do preço de materiais de limpeza também chama a atenção: de 0,51% na semana que se encerrou em 7/1, pulou para 0,70 até 15/1. “”Sabão em pó e sabão em barra tiveram uma alta representativa (2,10% e 2,57%, respectivamente)””, destaca o representante do Ibre. Da mesma forma, Saúde e Cuidados Pessoais apresentaram elevação de 0,29%, puxada principalmente pelos Planos de Saúde, que subiram 0,56%.

Mendes da Silva ressalta, porém, que a capital gaúcha, assim como a paulista (0,23%), foram as únicas cidades pesquisadas que registraram inflação bem abaixo da média nacional. “”Se os índices permanecerem abaixo da média, ótimo. Mas é possível que aconteça uma alta nas próximas semanas””, cogita. Salvador foi a capital de maior inflação na segunda semana de janeiro (1,25%), seguida por Rio de Janeiro (1,24%), Belo Horizonte (0,94%), Brasília (0,75%) e Recife (0,64%).

Serviço: IBRE-FGV de Porto Alegre: (51) 3337-3950

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais