Estado é segundo no ranking de notas eletrônicas
As 3,5 mil empresas cadastradas no Rio Grande do Sul para a nota fiscal eletrônica (NF-e) emitiram mais de 8 milhões desses documentos em 2008. A movimentação financeira superou R$ 96 bilhões. O Estado é o…
As 3,5 mil empresas cadastradas no Rio Grande do Sul para a nota fiscal eletrônica (NF-e) emitiram mais de 8 milhões desses documentos em 2008. A movimentação financeira superou R$ 96 bilhões. O Estado é o segundo no ranking de emissões de NF-e no país, atrás de São Paulo. O número de notas autorizadas aumentou, no ano passado, de 208 mil, em janeiro, para mais de 2 milhões apenas em dezembro.
Segundo o diretor adjunto da Receita Estadual, Claudionor Barbosa, a expansão resultou das ações de obrigatoriedade aplicadas inicialmente em abril. “De forma gradual, quase 40% da arrecadação de ICMS passou a ser documentada pela NF-e”, disse. Para o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, essa ampliação permite maior controle da arrecadação, “fundamental em um ano de manutenção do equilíbrio fiscal”.