Inflação dos aluguéis é a maior em 4 anos

A queda nos preços no atacado de produtos químicos, derivados de petróleo, álcool, alimentos e bebidas fez com que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) apresentasse deflação de 0,13% em dezembro….

A queda nos preços no atacado de produtos químicos, derivados de petróleo, álcool, alimentos e bebidas fez com que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) apresentasse deflação de 0,13% em dezembro. O recuo no mês, no entanto, não evitou a maior alta anual acumulada em quatro anos. Em 2008, o indicador usado em reajuste de aluguéis subiu 9,81%. O IGP-M é o primeiro indicador de inflação a fechar os dados de 2008.

Segundo Salomão Quadros, coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getulio Vargas (FGV), houve dois momentos distintos ao longo do ano. Até julho, o IGP-M no acumulado de 12 meses superou a marca dos 15%. Isso se deu em ambiente de elevada temperatura econômica e forte aquecimento da demanda no mundo.

No segundo momento, a partir de setembro, quando ocorreu o recrudescimento da crise mundial, houve redução das operações para concessão de crédito, queda livre dos preços das commodities, perda de vigor das exportações e conseqüente enfraquecimento da demanda. Isso levou a uma descompressão dos preços industriais que se somou à queda dos preços agrícolas. Nos últimos cinco meses, a taxa de inflação ficou em 2,45%.

Esse segundo estágio da inflação é o que deverá, segundo Quadros, prevalecer ao longo do próximo ano. Relatório de Mercado divulgado ontem pelo Banco Central indica a expectativa de aumento de 5,5%. Em dezembro, a deflação ocorreu no atacado. Para o consumidor em geral, o aumento de preços chegou a 0,58%. Em novembro, ficou em 0,52%.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre projeta crescimento expressivo no varejo natalino de Porto...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA lança Centro de Monitoramento Econômico do Varejo para apoiar dec...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo ganha reforço com Operação Papai Noel 2025

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Ingressos para a Feira Brasileira do Varejo 2026 já podem ser adquiridos

    Veja mais