Você sabe o que sua marca anda fazendo?

Você realmente sabe como a marca de sua empresa está tratando seus consumidores? As empresas se preocupam em definir posicionamentos consistentes, únicos e diferenciadores para suas marcas visando cada vez…

Você realmente sabe como a marca de sua empresa está tratando seus consumidores? As empresas se preocupam em definir posicionamentos consistentes, únicos e diferenciadores para suas marcas visando cada vez mais um relacionamento saudável com seus clientes, buscando a tão almejada fidelização. Mas será que estas empresas estão controlando como a marca anda se comportando? Não adianta apenas criar posicionamentos e deixar de monitorá-los nos diversos Pontos de Contato da marca.

Pontos de Contato são todos os meios com os quais a marca se relaciona com seus diferentes públicos: embalagem, comunicação de Marketing, site, canais de distribuição, preço, entre inúmeros outros.

Uma tarefa bastante complexa, mas de suma importância para a construção e gestão de marcas, é o mapeamento dos Pontos de Contato. Em geral, as empresas acabam esquecendo, ou não dando tanta atenção, para um dos principais pontos: seus próprios funcionários.

Pode-se citar um exemplo simples de como este Ponto de Contato compromete toda a imagem da marca. Caso um cliente, ou prospect, venha a ter algum tipo de problema com o atendimento que recebeu de determinada empresa, dificilmente vai atrelar este fato à pessoa que o atendeu, e sim a empresa. Ou seja, ele não falará aos outros que “Beltrano” ou “Ciclano” o atende mal, e sim falará que aquela empresa possui péssimo atendimento.

E este cliente tem razão sim em culpar a empresa. Qualidade no atendimento e disseminação do posicionamento para todos colaboradores não se trata de diferencial competitivo, e sim de obrigação das empresas.

* Gabriel Saul Maialli é especialista em Branding pela Universidade Anhembi Morumbi e formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela PUC de Campinas. Atualmente é Analista de Marketing da Bunge Fertilizantes.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais