Inflação medida pelo IPC-S tem variação de 0,56% na quarta semana de novembro

O mais recente resultado do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), referente a 30 de novembro, apresentou variação de 0,56%, taxa 0,01 ponto percentual (p.p.) abaixo da apurada com base na coleta encerrada em 22 de novembro. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, responsável pelo índice, esta foi a maior taxa, referente à quarta semana, registrada no segundo semestre de 2008.

A principal influência para o recuo da taxa do IPC-S partiu do grupo Alimentação (1,14% para 0,99%). Os itens que mais contribuíram para este movimento foram Carnes Bovinas (4,11% para 2,61%), Frutas (5,82% para 3,96%) e Arroz e Feijão (-1,40% para -3,85%). A taxa do grupo Educação, Leitura e Recreação (0,37% para 0,35%) também registrou decréscimo nesta apuração. A principal contribuição para o recuo da taxa desta classe de despesa partiu do item Salas de Espetáculo, cuja variação passou de 0,63% para -0,16%.

Em contrapartida, os grupos Despesas Diversas (-0,10% para 0,04%), Vestuário (0,53% para 0,61%), Habitação (0,46% para 0,52%), Transportes (0,10% para 0,13%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,41% para 0,42%) registraram acréscimos em suas taxas de variação.

Em cada uma destas classes de despesa merecem destaque os itens Mensalidade para TV por Assinatura (0,09% para 1,32%), Calçados (0,07% para 0,26%), Condomínio Residencial (1,04% para 1,20%), Seguro Facultativo para Veículo (0,82% para 2,36%) e Serviços de Cuidados Pessoais (0,35% para 0,55%), respectivamente.