As oportunidades empresariais que podem nascer junto à crise
A crise que gera escassez de crédito, valorização cambial e retração da economia como um todo é também um grande momento para descobrir novas potencialidades do negócio. Todos são afetados pela baixa da…
A crise que gera escassez de crédito, valorização cambial e retração da economia como um todo é também um grande momento para descobrir novas potencialidades do negócio. Todos são afetados pela baixa da economia, por isso, quem souber olhar para a frente e se adaptar à nova situação poderá ter, inclusive, ganhos com esse momento. É o que garante o técnico em planejamento da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS), Alex Poletto, que acredita que a crise exige mudanças e, com isso, gera novos rumos para se obter o sucesso empresarial.
Conforme a explicação de Poletto, a oportunidade apenas será aproveitada por aqueles empreendimentos que conseguirem deixar de lado suas práticas do passado – e que talvez não funcionem mais nesse momento – para olharem o futuro de frente. “Ninguém gosta de mudanças, ainda mais quando são forçadas por um fator externo, mas elas nos trazem resultados diferenciados. Quem souber tirar proveito disso poderá fortalecer qualidades que estavam escondidas sob um momento que era propício igualmente para todos, pois quando a economia estava mais aquecida era fácil lucrar”, avalia o técnico da Fecomércio-RS.
Em toda sua história, o Brasil já atravessou diversas crises. Poletto relembra o momento da crise energética, a do chamado “apagão”, em que os empresários passaram a lidar com dificuldades de infra-estrutura. Entretanto, explica Poletto, alguns souberam tirar o melhor proveito da situação, aprendendo a fornecer, por exemplo, geradores de energia. “Isso nos mostra que a questão-chave é saber olhar o cenário de outro ângulo, pois se de um lado há a retração, por algum outro pode estar a grande oportunidade de um negócio”, analisa Poletto.
É importante ressaltar que não é à toa que para os chineses a palavra risco possui dois significados: risco e oportunidade. Cabe aos empresários buscarem a forma de visualizar a oportunidade que pode estar por surgir. “Gosto de citar que em alguns setores as oportunidades estão mais visíveis, como no caso de empresas que sofrem com as mudanças cambiais da importação e que agora podem descobrir novos fornecedores, por exemplo. O mesmo acontece para as empresas de divulgação. Quando há queda nas vendas, existe uma procura maior pela publicidade, como forma de alavancar os negócios”, finaliza.