Endividamento na terceira idade é tema de palestra na Capital

Amanhã, dia 22, os idosos, coordenadores de grupos e gerontólogos poderão participar da palestra “Crédito ao Idoso: entrada para o consumo ou endividamento”. A atividade integra o Ciclo de Palestra para…

Amanhã, dia 22, os idosos, coordenadores de grupos e gerontólogos poderão participar da palestra “Crédito ao Idoso: entrada para o consumo ou endividamento”. A atividade integra o Ciclo de Palestra para a Terceira Idade, promovido pelo Sesc/RS e Associação Nacional de Gerontologia, e se inicia às 14h, na Unidade Operacional do Sesc Centro (av. Alberto Bins, 665 – Porto Alegre).

A palestra “Crédito ao Idoso: entrada para o consumo ou endividamento” será ministrada pelo pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos sobre o Envelhecimento da Ufrgs, Johannes Doll, e abordará o tema do endividamento na terceira idade, fato ocorrido com freqüência diante da maior liberação de crédito aos idosos. “A tendência dos idosos é de gastar mais em certos segmentos. O gasto na parte de manutenção da saúde é muito maior para os idosos. Por outro lado, os idosos gastam menos dinheiro com roupas. O poder consumir atualmente também é uma forma de inclusão na sociedade. Quem não pode consumir é excluído. O que também pode ser perigoso, já que leva a gastos com que as pessoas não podem arcar”, comenta Doll.

Durante a palestra, o professor também explicará que o crédito não é do bem nem do mal. “Para um grupo de pessoas que sabe administrar suas finanças é bom. Pois é controlado e também tem taxas de juros abaixo do mercado. Para um certo grupo de pessoas é uma coisa positiva. Para outras ele pode ser complicado. Estou chamando a atenção para a propaganda agressiva que está sendo feita em cima das pessoas idosas. A pessoa tem que calcular o que vai significar em sua renda pegar o empréstimo. O crédito deve ser planejado. Outra questão é que muitas vezes fazer economia é mais barato do que usar o crédito”, diz o palestrante.

Ainda dentro da programação do Ciclo de Palestras para a Terceira Idade, para o dia 12 de novembro, está prevista a palestra “Preparação para aposentadoria”, com a professora Jocelei Bressolin. Encerrando a programação, no dia 10 de dezembro, acontece a apresentação da Pesquisa Bem-Estar dos Idosos dos Clubes Sesc Maturidade Ativa, pela professora Geraldine Santos, da Feevale. Os Clubes, organizados no Rio Grande do Sul desde a década de 80, visam à valorização das pessoas acima de 50 anos, por meio da promoção de sua saúde física e mental, de intercâmbio cultural, estímulo ao envolvimento social, ao desenvolvimento do trabalho comunitário e solidário.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais