Bancários estão em greve geral
Bancários dos bancos públicos e privados estão em greve geral por tempo indeterminado em Porto Alegre e nos municípios da base do SindBancários – 16 cidades da região Metropolitana. Em assembléias…
Bancários dos bancos públicos e privados estão em greve geral por tempo indeterminado em Porto Alegre e nos municípios da base do SindBancários – 16 cidades da região Metropolitana. Em assembléias gerais realizadas ontem, os servidores do Banrisul, que começaram a semana com uma paralisação de 24 horas, aprovaram a greve por tempo indeterminado. O mesmo foi decidido pelos bancários Banco do Brasil (BB). A categoria, na Caixa Econômica Federal (CEF) e nas instituições financeiras privadas, votou pela continuidade da greve geral.
Até então, apenas os bancários do BB e do Banrisul não haviam aderido à greve por tempo indeterminado, apesar de no interior do Estado o comportamento, no BB, ter sido diferente. Ontem, por exemplo, funcionários de 40 agências do banco, no interior do RS estavam em greve. Não há nenhuma perspectiva, até agora, de uma negociação entre o comando nacional do bancários e os bancos. Na avaliação do SindBancários, a tendência é de a greve se ampliar a partir desta terça-feira.
Para os clientes, hoje poderá ser um dia de dificuldades no atendimento das agências, onde são realizadas 60% das transações bancárias. Mas funcionam os terminais automáticos, os serviços de Internet e as agências lotéricas. A reivindicação principal dos bancários, é de 13,23% de reajuste salarial.