Vendas de Natal ainda estão ‘frias’
Rio — Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, a três meses do Natal, o consumidor não está mostrando entusiasmo com as compras de final de ano. Os dados revelam que o mês de setembro…
Rio — Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, a três meses do Natal, o consumidor não está mostrando entusiasmo com as compras de final de ano. Os dados revelam que o mês de setembro apresentou o nível mais baixo dos últimos dois anos na intenção de compras de bens duráveis para os próximos meses.
Segundo a pesquisa, 34% dos entrevistados, de um universo de mais de 2 mil domicílios, apostam na redução do volume de compras. A FGV levou em conta os dados apurados na Sondagem das Expectativas do Consumidor de setembro.
Analistas da LCA Consultores e do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), alertam para a piora do cenário com a menor oferta de crédito ao consumidor. A alta do dólar também deverá repercutir na venda de importados, como os eletroeletrônicos. “Será um Natal de lembrancinhas”, disse o economista da LCA, Bráulio Borges.