Projeto que obriga comércio a oferecer pagamento via agência bancária é inconstitucional, afirma Fecomércio-RS

Assessores da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS) estiveram hoje pela manhã, dia 23, na Assembléia Legislativa do Estado para entregar um ofício aos deputados que integram a…

Assessores da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS) estiveram hoje pela manhã, dia 23, na Assembléia Legislativa do Estado para entregar um ofício aos deputados que integram a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). O ofício apresenta argumentos contrários ao PL 132/2008, de autoria do deputado Gerson Burmann (PDT), que busca exigir dos estabelecimentos comerciais o oferecimento de pagamento de contas em agências bancárias, o que traria um gasto maior aos lojistas e também aos consumidores, uma vez que estes teriam um valor adicional pelo custo do documento.

Nesse primeiro momento, a entrega foi feita para o presidente da CCJ, deputado Francisco Appio (PP), que recebeu o ofício do cientista político da Federação, Rodrigo Giacomet que estava acompanhado da assessora legislativa Ana Paula Oliva e assessor parlamentar José Otávio Rodrigues. Conforme explicou Giacomet, “o projeto interfere nas relações de compra e venda, mais especificamente no cumprimento de uma obrigação decorrente de relação contratual privada, que já se encontra regulamentada por Lei Civil de âmbito federal, ou seja, é inconstitucional”.

Ainda na tarde de hoje, Giacomet irá conversar com o autor da proposta, deputado Gerson Burmann (PDT), para apresentar as informações da Fecomércio-RS que comprometeriam a viabilidade do projeto.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre projeta crescimento expressivo no varejo natalino de Porto...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA lança Centro de Monitoramento Econômico do Varejo para apoiar dec...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo ganha reforço com Operação Papai Noel 2025

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Ingressos para a Feira Brasileira do Varejo 2026 já podem ser adquiridos

    Veja mais