Venda de material de construção cresce 9,5%

O setor de material de construção cresceu 9,5% de janeiro a agosto de 2008 na comparação com o mesmo período de 2007. Os dados são da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e refletem o volume de vendas das lojas. No acumulado dos últimos 12 meses, o desempenho é de 10,5%.

No Rio Grande do Sul, o crescimento das vendas foi de 28,1% em agosto deste ano em comparação com agosto de 2007, e 21,1% no acumulado do ano.

Os materiais que tiveram maior destaque no período foram os básicos (cimento, tijolo, areia etc), que cresceram 13,5%, seguidos pelos materiais hidráulicos (9,2%), elétricos (8,4%) e de acabamentos (8%).

– A tendência ainda é de crescimento no semestre, quando temos um aumento de cerca de 30% nas vendas na comparação com os primeiros seis meses – previu Cláudio Elias Conz, presidente da Anamaco.

Segundo o dirigente, o desempenho favorável é conseqüência da queda dos juros, do aumento do número de linhas de financiamentos destinadas ao segmento e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com grandes investimentos para a cadeia produtiva da construção.