9 dicas para vender bem na Black Friday

A Black Friday, que ocorre em 27 de novembro, é conhecida pelos descontos oferecidos aos consumidores. Ao oferecer preços baixos, o empreendedor tem a chance de atrair novos clientes à sua loja. Mas deve se preparar para não decepcioná-los.

Para Francisco Cantão, sócio-diretor da Proxy Media, empresa especializada em marketing digital, quem quiser vender muito e não ter problemas na Black Friday deve se preparar com antecedência e ter uma conduta honesta no oferecimento das promoções. Confira algumas dicas de Cantão para aproveitar a data ao máximo:

1. Planeje sua campanha
Antecedência é fundamental. De acordo com Cantão, todos os departamentos da empresa (marketing, logística, comercial, estoque e tecnologia) devem trabalhar juntos. A Black Friday pode ser seu primeiro contato com muitos clientes e eles só voltarão à loja se ficarem satisfeitos com o que viram.

2. Prepare uma base de clientes
Segundo Cantão, o e-mail marketing é um dos canais com maior resultado de vendas na Black Friday. No entanto, é importante não enviar promoções para pessoas que não estão interessadas em seus produtos.

Há empresas com bases de clientes segmentadas em vários critérios. Caso haja verba para contratá-las, pense nisso. Ou faça isso você mesmo, pensando em alguma ação, presencial ou online, que tenha o objetivo de conseguir bons contatos.

3. Ofereça descontos reais
O consumidor moderno preza a transparência com as empresas com as quais se relaciona. Fique atento e pratique sempre descontos reais e com o máximo possível de informações para satisfazer os consumidores e evitar reclamações.

4. Faça promoções com produtos desejados
Não adianta oferecer produtos que ninguém quer comprar. Empresas de e-commerce normalmente sabem quais são os produtos mais vendidos. Ofereça um bom desconto em alguns deles. Isso ajudará a levar tráfego para o seu site e certamente gerará venda dos demais produtos de sua loja.

5. Trace estratégias de logística
A venda não acaba assim que a compra for aprovada. Se a entrega atrasar, o cliente ficará insatisfeito. O mesmo vale para o frete: se o preço for muito alto, o preço do produto aumenta e o consumidor pode desistir da compra.

Para não perder essas vendas, estabeleça prazos de entrega que condigam com a capacidade do seu parceiro de logística. Além disso, reúna-se previamente com eles e tente negociar custos menores.

6. Prepare-se para a capacidade de acessos
Engaje sua equipe de tecnologia e seus fornecedores para que seu site tenha estabilidade e desempenho.

7. Atendimento e suporte ao cliente
Cantão afirma que é importante oferecer suporte aos clientes que tenham dificuldades em fazer suas compras. Tenha uma equipe treinada para oferecer atendimento ágil e eficiente aos clientes.

8. Amplie as formas de pagamento
Ter uma ampla variedade de meios de pagamento e condições de parcelamento diferenciadas é uma excelente estratégia, principalmente se a sua loja trabalha com produtos mais caros, afirma o sócio da Proxy Media.

9. Ofereça descontos especiais para os clientes antigos
Por mais que um objetivo da Black Friday seja a atração de clientes, é recomendável dar uma condição exclusiva, no dia da Black Friday, aos clientes que já efetuaram compras no seu site. Esta é uma boa estratégia de fidelização de quem conhece sua empresa há mais tempo, de acordo com Cantão.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios