Comércio da Capital segue contabilizando prejuízos causados pelo temporal

Falta de energia elétrica e rede de internet, perdas de mercadoria e danos materiais, como destelhamentos, alagamentos e vidros quebrados. Segundo levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, estes foram os principais prejuízos causados pelo temporal da última sexta-feira (dia 29) no varejo. Com isso, muitas lojas ficaram fechadas no final de semana. 

Falta de energia elétrica e rede de internet, perdas de mercadoria e danos materiais, como destelhamentos, alagamentos e vidros quebrados. Segundo levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, estes foram os principais prejuízos causados pelo temporal da última sexta-feira (dia 29) no varejo. Com isso, muitas lojas ficaram fechadas no final de semana. O reflexo é uma queda entre 3,5 e 5% no resultado de janeiro, além de impactar na economia da cidade, que tem o comércio como uma das suas principais fontes.

No caso das lojas localizadas nos shoppings centers que não abriram, o faturamento foi totalmente perdido. O mesmo acontece com lojas de rua que permanecem fechadas nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, por falta de energia elétrica. “A consequência de não abrir a loja vai muito além da queda no faturamento, pois impacta na arrecadação da contribuição do mês – que será necessária para a reconstrução da cidade, por exemplo – e, inclusive, influencia na renda do trabalhador do comércio. Para os vendedores, que em sua maioria trabalha por comissão, ficar sem trabalhar é o mesmo que ficar sem sua bonificação”, pondera Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre

Veja também

    Noticias

    Evento da Fecomércio RS apresenta cenários econômicos para 2025

    Veja mais
    Noticias

    Co.nectar Hub: um destaque da inovação em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Crescimento de 0,4% em outubro: segue a recuperação do varejo no país

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Mercado de usados ganha força no RS: guia orienta tratamento fiscal e tributário...

    Veja mais