10 tendências em marketing que impactam o varejo
Genaro Galli e Arthur Vasconcellos, professores da ESPM Sul, apresentaram as principais tendências em marketings e sua influência no varejo no Café com Lojistas, do Sindilojas Porto Alegre
O segundo Café com Lojistas de setembro, promovido gratuitamente pelo Sindilojas Porto Alegre, ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 22, no Novotel Três Figueiras (Av. Soledade, 575). O evento contou com a presença dos professores da ESPM Sul, Genaro Galli e Arthur Vasconcellos, e teve como tema Marketing Trends. As principais tendências em marketing que impactam diretamente o varejo e, principalmente, o comportamento do consumidor foram debatidas no encontro.
Genaro Galli. professor titular do MBA de Marketing e Branding da ESPM Sul e consultor associado da Estrategeria, abriu o encontro introduzindo o assunto. “Tendências podem ser traduzidas por movimentos comportamentais que se refletem em ações que as empresas passam a adotar em virtude das mudanças de comportamento do consumidor”, disse.
Já Arthur Vasconcellos, coordenador e professor dos programas de MBA de mercado da ESPM Sul, com experiência em marketing e passagem por empresas como SICREDI, DELL e VIVO, disse que muito mais que estar atento as mudanças é ter consciência de sua relevância e influência, especialmente no comércio. “O ritmo de inovação na área de tecnologia é mais exponencial do que a inovação no varejo. Portanto, uma loja que queira crescer e ter lucratividade não basta apenas acompanhar o que muda no seu setor, mas acompanhar o que ocorre no segmento ao lado, por exemplo”, comentou.
Para exemplificar, Vasconcellos disse que a recente diminuição de consumidores circulando nos pontos de venda não pode ser observado apenas como uma retração econômica. “Não é só um cenário de crise, mas há um contexto tecnológico que deve ser considerado. O brasileiro está cada vez mais conectado e acessa mais de um dispositivo e tela ao mesmo tempo. Ou seja, não pesquisa e compra apenas na loja física ou em lojas locais”.
Além disso, o especialista garantiu que para se diferenciar o comércio deve, cada vez mais, oferecer serviço agregado, mais ações digitais e lúdicas no PDV, entretenimento e emoção. “A máxima do varejo é estímulo e resposta e isso não muda, nem em um cenário de crise, nem a partir do novo comportamento do consumidor”, finalizou. Confira as 10 tendências apresentadas no Café com Lojistas desta manhã:
1. Fazer simples é melhor: a regra é simplificar a vida do consumidor tendo como objetivo potencializar aquilo que a loja faz de melhor, o que está na essência, o que acompanha a trajetória do negócio desde a sua criação. “Simplicidade é o último grau de sofisticação e isso é algo prático e fácil de colocar em prática pelas lojas”, explicou Genaro Galli.
2. Mobile cada vez mais: O Brasil está cada vez mais conectado e o que está crescendo e ganhando novos usuários são os dispositivos móveis, não só para redes de relacionamento, redes sociais e mensagens instantâneas, mas também no e-commerce. “O uso do mobile em compras no Brasil cresceu 70% só no primeiro semestre de 2016, sendo que só o varejo de moda teve crescimento de 39%”, apontou Galli.
3. Abrace a rua: Um movimento associado ao live marketing e que cada vez mais soma novos adeptos pelo mundo. A participação dos consumidores em eventos na rua, como feiras e iniciativas culturais, cresce gradativamente e as lojas podem e devem aproveitar essa tendência. O objetivo é estender as fronteiras do estabelecimento comercial para a vizinhança e junto com empresários parceiros e locais estimular esse tipo de atividade.
4. Humanização nas relações: As já conhecidas relações B2B e B2C, ou seja, “businness to business” e “business to consumer”, dão espaço para uma relação humana e próxima com todos os pontos de contato da marca. Cresce agora o contato no formado C2C – “consumer to consumer” ou consumidor para consumidor. Cada vez mais o cliente é um porta-voz da marca e multiplica experiências positivas e/ou negativas. Nessa nova era de relacionamento, enxergar a pessoa por trás do consumidor e humanizar essa relação é um meio de fidelização e de associação da marca com o seu público-alvo.
5. Transparência nas relações: Uma tendência que descreve o novo comportamento da geração millenium (jovens entre 18 e 35 anos), que valoriza a transparência nas relações, a sinceridade da marca e a sua associação com empresas e produtos que tenham os mesmos valores e cultura.
6. Big data x Bons dados: A internet e a conectividade deram ao mundo empresarial uma infinidade de dados, no qual cada vez mais é possível traçar o perfil do cliente e mapear suas preferências, gostos e comportamento. No entanto, muito mais do que o excesso de dados disponível, o segredo se encontra na habilidade de transformar tais informações em estratégia e valor para a sua marca. O melhor uso, portanto, desse recurso é que fará a empresa diferente de sua concorrência.
7. Conveniência extrema: A concorrência não possui mais limites e não se restringe ao bairro, centro comercial ou cidade. Com a mobilidade urbana e móvel alcançar seu público-alvo se torna fundamental para o comércio varejista. Agora, produtos e serviços devem ir até o consumidor para atrair sua atenção diante dos demais estímulos que diariamente recebe, chegar até ele, estar onde ele está.
8. Experiência de marca unificada: Omnichannel não significa estar em todos os canais, mas trabalhar em sinergia e integrar todas plataformas off-line e online, independentemente do local onde a compra foi efetuada.
9. Branding lifestyle: A experiência de compra de um determinado produto pode se estender para um estilo de vida da marca e os consumidores estão à procura disso. Hoje, o cliente não apenas adquire determinado item, mas realiza uma compra consciente ligada a empresas com as quais ele se identifica.
10. Fornecedores múltiplos: Com o boom tecnológico e crescimento das redes sociais e aplicativos móveis, também aumentou o campo de atuação do profissional de marketing e comunicação. Cada vez mais as empresas recebem inúmeras ofertas de serviços e produtos voltadas para o seu negócio. No entanto, “cabe a empresa avaliar e integrar as diversas ideias e ações, definindo a melhor composição de marketing”, garantiu Galli. Segundo ele, a boa ideia é aquela que se torna relevante e aderente ao negócio, o contrário pode ser descartado.
A internet como aliada do seu negócio: O próximo Café com Lojistas acontecerá no dia 18 de outubro, às 8h30, no Centro de Capacitação do Sindilojas Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1234/9º andar). Para falar sobre o tema “A internet como aliada do seu negócio” o evento contará com a presença de Claudia Palma da Silva, mestre em Comunicação Social e diretora da Agência Browse, irá palestrar sobre o uso da Internet nos negócios e como utilizá-la com inteligência e estratégia. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail cursos@sindilojaspoa.com.br. Mais informações pelo telefone (51) 3025.8300.