4 insights de CEOs para atrair mais clientes
Entre redes sociais e métodos heterodoxos: veja alguns métodos para transformar um produto num sucesso de vendas
O lançamento de um novo produto ou serviço – ou até mesmo de um novo negócio – é um momento crítico. Se algo der errado logo de cara, dificilmente será possível recuperar as vendas e a confiança do mercado. Por isso, o lançamento deve ser cuidadosamente pensado e desenhado segundo métodos de eficácia comprovada.
No entanto, não faz mal trabalhar em outras frentes para garantir o sucesso. O site Inc.com entrevistou vários CEOs de grandes empresas para saber quais as estratégias que eles utilizavam para lançar novos produtos em seus respectivos mercados. Vale salientar que nem todas as ações valem para qualquer produto ou serviço. Contudo, é importante saber como se movimentam empresários em outros mercados e aprender a partir disso.
Confira abaixo as dicas.
"Antes de lançar [um produto ou serviço], eu tento encontrar alguém na imprensa que tenha muitos seguidores nas redes sociais e faço aquela pessoa se interessar pelo produto e publicar uma resenha sobre ele, seja eletronicamente ou no papel. Essa é a receita que sempre usamos quando vamos lançar novos produtos"
— Benjamin Sarrazin, fundador da Yuba Bicycles
"Para abordar ou atrair novos clientes, use o acrônimo WIIFM: what's in it for me? (O que eu ganho com isso). O "eu" é o cliente. Você deve trabalhar em soluções tangíveis para ele que também serão os diferenciais em relação ao que já existe no mercado. Recentemente ajudamos uma empresa a lançar uma nova bebida energética e procuramos atingir os usuários de aplicativos fitness. Ao invés de rodar pop-ups irritantes no aplicativo, a empresa trabalhou conosco para que, quando os usuários completassem uma atividade, uma mensagem da nova bebida o parabenizaria e recompensaria no aplicativo com um add-on gratuito ou algum bônus premium atrelado ao aplicativo que, de alguma outra forma, ele teria de pagar"
— Ari Brandr, cofundador e CEO da MediaBrix
"Anunciar no Facebook e usar o recurso de Públicos Semelhantes. Tome nota do que você sabe sobre seu potencial cliente – onde ele mora, que tipo de negócio ele integra, idade. O Facebook pode cruzar uma ampla variedade desses dados e apresentar, digamos, 50 clientes que parecem com o que você tem em mente. É uma maneira de alcançar novas pessoas que tendem a se interessar por seu produto. Eu vi isso funcionar bem no lado B2B"
— Josh McCarter, cofundador e CEO da Booker
"Nossa distribuição primária é através de benefícios a corretores e consultores. Antes de lançar, às vezes eu os convido e digo que sou uma secretária e que meu chefe vai dar uma festa VIP. Eu pergunto: "para quem eu deveria enviar os convites?". Sabendo que eles seriam convidados seria o suficiente para saber seus nomes. E então eu saberia quem é meu público-alvo"
— Danna Korn, cofundadora e CEO da Sonic Boom Wellness
Fonte: Administradores