Revista Conexão Varejo aborda a importância do bom atendimento para a gestão das lojas

Pesquisa sobre Atendimento no Varejo é tema da matéria especial deste mês

A segunda edição de 2017 da revista Conexão Varejo tem em sua matéria especial uma pesquisa que aponta o que o consumidor pensa a respeito do atendimento do varejo da Capital. Na pesquisa realizada em Porto Alegre, 50,3% dos entrevistados disseram que costumam ser recebidos com sorrisos nas lojas. O estudo foi inspirado no levantamento “Smiling Report” que reuniu 1,1 milhão avaliações sobre as vendas no comércio e mostrou que o Brasil ocupa a 25º lugar, de 37 posições, apesar de ter ocorrido uma melhora em relação ao levantamento anterior. De acordo com o professor de pós-graduação da ESPM e FGV/SP, Gilberto Cavicchioli, o bom atendimento “exige uma boa dose de empatia, que fica evidente no contato”.

A revista traz também uma entrevista exclusiva com o proprietário da Balbueno Tapetes e da Expresso do Oriente, Gelson Balbueno, que contou um pouco sobre a sua trajetória no segmento e a importância em especializar o seu negócio para ampliar as suas vendas e fidelizar clientes. “Optamos por manter o foco nos tapetes, sem diversificar, investindo na qualidade, variedade e atendimento nas três lojas que temos”, afirma.

Outro destaque desta edição é uma matéria sobre as Visitas Técnicas do Sindilojas Porto Alegre, que no final de 2016 teve a participação da consultora em gestão do varejo, estilo e compras, Cristiane Ribas, como guia de uma tarde de acompanhamento em lojas de rua e shoppings referências na cidade. Segundo ela, a vitrine deve ser capaz de resumir o momento que a loja está vivendo a partir de um mix planejado de produtos e preços, e ainda contar histórias em um breve espaço de tempo.

A Feira Brasileira do Varejo também ganhou espaço de destaque na publicação por conta da sua nova identidade e reforço de posicionamento. Ocupando a posição de referência, que a Feira e o Congresso Brasileiro do Varejo conquistaram em nível nacional, o evento apostou em uma nova marca e passar a ser oficialmente a FBV. O objetivo é que essa renovação sinalize um período de novas ideias, ações e estratégias que buscam fortalecer ainda mais a iniciativa. A 5º edição do evento, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2017, no BarraShoppingSul.

Os exemplares da Conexão Varejo, publicação do Sindilojas Porto Alegre, são distribuídos gratuitamente aos associados, demais lojistas representados pela Entidade, entidades empresariais e formadores de opinião. Além disso, todas as edições da revista estão disponíveis para download aqui.