Como saber se você tem uma conta inativa no FGTS
É possível acessar a informação por site, celular, e-mail ou nas agências da Caixa
Começou hoje o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nesta primeira leva, recebem os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro – no Rio Grande do Sul, são 330 mil pessoas. O calendário vai até 31 de julho, levando em conta o mês de aniversário. Só no Estado, serão pagos R$ 420 milhões.
Tem conta inativa com direito a saque o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. As agências selecionadas terão atendimento exclusivo neste sábado para solucionar dúvidas sobre o saque de contas, regularização de cadastro dos trabalhadores e cadastramento de senha do Cartão do Cidadão.
Como saber se você tem uma conta inativa no FGTS?
Para consultar se tem uma conta inativa no FGTS e o seu saldo, o trabalhador pode consultar o site do FGTS. Para acessar o extrato, é preciso ter em mãos o número de identificação social (PIS/Pasep), encontrado na carteira de trabalho, e uma senha, chamada Senha Cidadão, que pode ser criada no momento do acesso neste endereço.
O extrato informa os dados cadastrais e os lançamentos realizados na conta nos últimos seis meses. Saldo e extrato de contas vinculadas, inclusive as inativas, também são informados na página.
Pela internet
A Caixa lançou um site com todas informações sobre o saque do FGTS inativo, que está nesse link. É possível conferir o extrato no site do FGTS. Para isso, é preciso ter cadastrada uma senha eletrônica, que pode ser criada em uma página da Caixa.
Em uma agência da Caixa
O trabalhador pode consultar seu saldo e também solicitar uma senha para acesso on-line em uma agência da Caixa. Para isso, é preciso levar um documento de identificação (carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou certidão civil) e o número de inscrição PIS/Pasep/NIT.
Pelo celular
Há aplicativos do FGTS disponíveis para os sistemas Android e iOS (veja como baixar). Além de ser possível acessar o site via smartphone, o contribuinte pode optar por receber mensagens no celular com informações da conta do FGTS — assim, abre mão da correspondência recebida a cada dois meses com o extrato.
Por e-mail
Também é possível optar por receber o extrato do FGTS pelo e-mail, informando a preferência no mesmo site em que consulta o extrato.
Fonte: Zero Hora